disqus

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

CAPÍTULO 139 - ÚLTIMAS SEMANAS

CENA 1: Raquel, num impulso genuíno, abraça Cláudio, que a princípio fica sem reação, mas termina por cair num choro sentido.
-Me desculpa, dona Raquel... ou vó... nem sei como te chamar. Desculpa eu não ter vindo te ver antes. Eu quis te conhecer, mas tive medo.
-Eu vou pegar um copo de água pra vocês dois... - fala Márcio, indo à cozinha.
-Senta aqui, Cláudio. - fala Raquel.
-Eu nem sei por onde começar, dona Raquel.
-Me chama de vó, por favor... eu vou amar que você me chame assim.
-Eu vou tentar, vó... mas é como eu disse... eu nem sei como me explicar. Eu podia ter vindo te procurar desde que eu soube de toda a verdade, mas foi tanta coisa... não tive muito tempo de pensar em tudo.
-Sei disso, meu querido. Esqueceu que sou da polícia? Estou completamente por dentro de tudo o que andou acontecendo e do medo que você viveu depois da fuga do Guilherme, não bastasse tudo o que ele já tinha aprontado com você.
-Nem fale... pensar que eu quase casei com meu pior inimigo... tudo isso é maluco demais. Essa vida, cheia de surpresas. Até um ano atrás eu pensava que não tinha família... agora eu tenho um irmão, um pai e uma avó...
Márcio alcança os copos de água aos dois e começa a falar.
-Eu que fico surpreso ainda com tudo isso. Te procurei por uma vida inteira, meu filho... - fala Márcio.
-E eu só soube que sou avó tem pouco tempo. Suzanne escondeu de mim a gravidez debaixo do meu nariz. Não deixou nem que seu pai me contasse tudo. Enquanto ela conseguiu dificultar nossa vida, ela dificultou... - desabafa Raquel.
-Mas apesar de tudo isso a gente tá aqui. E eu quero te amar, vó. Você merece isso... nenhum de nós tem culpa do que aconteceu. A única culpada é aquela mulher que me colocou nesse mundo, mais ninguém... - fala Cláudio.
-Agora é hora de focar nas coisas boas que a gente tem aqui. Uma vida inteira pela frente, vamos poder ser uma família... do nosso jeito, claro, mas ainda assim uma família... - fala Márcio.
-Eu realmente sinto muito por não ter vindo aqui te ver antes, vó... não estava nos meus planos que eu fosse demorar tanto pra te ver. - desculpa-se Cláudio.
-Chega disso, meu neto... eu já disse que te entendo. Não me faltam motivos pra te compreender. Deixa eu te apertar mais um pouco! - fala Raquel, abraçando Cláudio.
-Você parece demais com o seu pai. Da Suzanne, só tem mesmo os olhos... - continua Raquel.
-Bem que eu podia não ter nada que lembrasse ela... - fala Cláudio.
-Não fala assim, querido. Apesar de ser a pessoa que ela é, ela continua sendo sua mãe.
-Desculpe, mas não tenho como reconhecer essa sujeita como minha mãe. Eu sei que você, como mãe dela, tem seus motivos para esperar que um dia eu me dê bem com ela, só que isso não vai acontecer. Está além das minhas forças, muito além do que eu sou capaz de tolerar. - desabafa Cláudio.
-Longe de mim querer isso, meu querido. Não é porque ela é minha filha que eu vou defender. Ela cometeu erros e crimes demais... matou o próprio pai porque se sentiu traída por ele, por causa da existência da Riva. Mas hoje eu compreendo que isso foi um trauma pra ela, que até então ela acreditava que todo mundo só dizia a verdade... - fala Raquel.
-Pelo menos isso eu puxei dela. E agradeço aos céus por não ter me corrompido. - fala Cláudio.
-Chega de falar do passado. Você quer ficar pro jantar? Eu não sou a melhor cozinheira do mundo, mas faço um bolinho de espinafre imbatível! - fala Raquel.
-Quero sim. Você fica também, não fica, pai? - pergunta Cláudio.
-Claro que sim. O carro é seu, esqueceu desse pequeno detalhe? Minha habilitação até vencida tá... - fala Márcio.
Os três seguem conversando animadamente. CORTA A CENA.

CENA 2: Na manhã do dia seguinte, um burburinho se cria na frente da mansão dos Bittencourt e Marion vai conferir o que está acontecendo. Ao abrir a porta, se depara com Fernanda Rios e demais ex-colegas de emissora.
-Gente, que surpresa ver vocês aqui, mas... o que levou vocês a procurarem a gente tão cedo? - questiona Marion, confusa.
-Nós viemos conversar com o Vicente a respeito do projeto maravilhoso que é a Fermata Visual. Na verdade, nós nos demitimos ontem da emissora e estamos querendo entrar nesse projeto, trabalhar com vocês. - fala Fernanda Rios.
-Gente do céu! Venham comigo até os estúdios que eu chamo o Vicente pra conversar com vocês num instante! - fala Marion.
Poucos instantes depois, Vicente recebe os atores.
-Olá, pessoal. A Marion acabou de me contar sobre essa decisão de vocês e eu sinceramente nem sei o que dizer a cada um de vocês. Nós estamos engatinhando em todo esse processo de fazer a Fermata Visual acontecer. Não temos dinheiro para pagar vocês, ainda. Falta resolver uma série de questões, embora eu já tenha o CNPJ da empresa... eu agradeço muito pela vontade de vocês trabalharem com a gente, mas preciso deixar claro que nesse momento não tem como haver remuneração. Não enquanto a gente não acertar tudo corretamente com as leis trabalhistas. Então, como eu sei que nem relógio trabalha de graça, vou compreender se vocês não quiserem participar das nossas futuras produções. - explica Vicente.
-Não penso em desistir de entrar nesse desafio. - fala um ator.
-Muito menos eu... - fala outro ator.
-Bem, eu acho a ideia maravilhosa, mas tou precisando de dinheiro pra bancar minha vida, então cês me deem licença que eu vou procurar a concorrência tradicional... - fala outro ator, deixando o estúdio.
-Acho que de todo mundo, só mesmo o Eduardo Manetta parece estar preocupado com dinheiro... mais alguém quer desistir por esse motivo? Não? Ótimo... segue o baile. - fala Fernanda Rios.
-Queridos, eu fico lisonjeado com essa atitude de vocês, mas o Eduardo Manetta está certo em querer se sustentar da própria arte. Por mais que eu seja rico, não tenho como pagar o salário que vocês merecem nesse momento. Vocês tem certeza que querem mesmo trabalhar na Fermata Visual? Vocês iriam direto pra geladeira, porque a gente só tem a série do Rafael sendo produzida nesse momento... - fala Vicente.
-A arte é maior que a ganância, Vicente. Não sei quanto a todo mundo aqui, mas eu falo por mim: desde sempre meu amor maior foi a arte de atuar. Seja num teatro minúsculo ou numa produtora de fundo de quintal. Aliás, a Fermata Visual está com uma estrutura de emissora tradicional, então não tem nada de produtora de fundo de quintal. Eu aceito trabalhar de graça sim, senão como é que essa empresa vai crescer? - fala Fernanda Rios.
-Então vamos combinar o seguinte: pra ninguém sair perdendo, vocês que ficaram, podem ser meus sócios. Investirem nessa empreitada. Penso em fazer alguns testes de elenco nos próximos dias... o de vocês é por protocolo, porque já fazem parte da Fermata Visual. Sugiro que a gente divulgue esses testes de elenco. - fala Vicente.
Todos seguem falando sobre o futuro de Fermata Visual. CORTA A CENA.

CENA 3: DOIS DIAS DEPOIS.
Chega o dia do casamento de Victor e Diogo e Victor desperta Diogo com café da manhã na cama.
-Mas que milagre é esse de te ver em pé antes das oito da manhã? E me servindo café na cama? Não, não... vou até olhar pra ver se não tá caindo meteoro lá fora e se não é o apocalipse... - brinca Diogo.
-Bobo. Quis te fazer um agrado, já que mal dormi essa noite.
-Também tou ansioso, amor... afinal de contas, é o dia do nosso casamento.
-É, mas pelo menos você conseguiu dormir numa boa. Já eu... foi bater o primeiro raio de sol na minha cara e pronto... ferrou.
-Aliás... será que chove hoje? O sol tá ficando tão tímido entre as nuvens...
-Espero que não chova. E se chover, que seja uma daquelas chuvas rápidas, porque tudo o que não pode acontecer é cair o mundo no dia do nosso casamento.
-Mas se cair, paciência. A gente vai casar hoje de qualquer maneira.
-Ai, eu não consigo parar de pensar nisso. Daqui algumas horas, a lei vai nos reconhecer. Isso é doido, sabe?
-Eu sei. Sabe do que eu lembro? De um primo meu... era gay também. Mas viveu numa época que homossexualidade chegava a ser considerada doença. E ainda tinha o resto de repressão da ditadura. A vida nos guetos, se escondendo de todos, a sensação de estar na clandestinidade... uma vez, numa boate da galeria Alaska, ele conheceu o amor da vida dele. Chamava Maurício o namorado do meu primo, que se chamava Valério. Ficaram juntos por dezessete anos, acredita? Mas a lei nunca reconheceu os dois. Meu primo faleceu por conta de uma leucemia que ele já tinha tido antes, mas que retornou mais agressiva. Valério tinha uma condição financeira invejável e chegou a escrever um testamento deixando mais da metade dos seus bens para o Maurício... só que pela falta de leis que pudessem assegurar os direitos do Maurício, mal ele enviuvou e os meus tios reivindicaram o testamento do meu primo. Disseram que aquilo não era certo e que a lei não dava direito nenhum ao Maurício. O coitado do Maurício acabou entrando numa depressão profunda e desistiu de viver. Da última vez que eu soube dele, ele tava sendo cuidado pela mãe, ainda viva... mas hoje nem sei se ainda está vivo.
-Que triste, tudo isso... se as leis antes fossem como as leis que conseguimos ter a nosso favor com muita luta, talvez o desfecho dessa história pudesse ser menos triste...
-Verdade, amor... mas chega de falar dessas coisas. Hoje a gente casa e a gente tem que lembrar das coisas boas!
CORTA A CENA.

CENA 4: Eva e Renata recebem, na ONG, as primeiras mulheres a serem abrigadas no local.
-Bem, como vocês devem saber, somos Renata e Eva. Se não quiserem falar agora com a gente sobre os motivos que levaram vocês a buscar abrigo aqui conosco, não é preciso dizer. Mesmo assim, quero deixar claro que não somente nós, mas também a delegacia da mulher, estamos à disposição de vocês, pro que for preciso. - fala Renata.
-Vocês não se importam se a gente não quiser falar agora? Nós somos irmãs e fugimos de casa. Mas não se preocupem, somos maiores de idade... - fala uma das mulheres.
-Não há motivo para preocupação. Mesmo que vocês fossem menores de idade, nós temos o amparo da lei par abrigar qualquer mulher ou homem trans que esteja vivendo em situação de vulnerabilidade e precise de um abrigo provisório enquanto maiores providências não são tomadas... - fala Eva.
-Venham com a gente, por favor. Nós vamos mostrar onde vocês vão poder dormir. Se estiverem precisando comer, basta irem à dispensa que tem todo tipo de comida lá para que vocês possam preparar. Se não souberem cozinhar ou mesmo se não gostarem de cozinhar, também deixamos alguns alimentos congelados na geladeira aqui. Se alguma coisa faltar, basta nos avisar. Nós duas viemos aqui todos os dias, então só nos chamem em caso de alguma urgência um pouco maior. - fala Renata.
Renata e Eva mostram o local para as duas mulheres. CORTA A CENA.

CENA 5: Algumas horas depois, Bruno sai do banho e flagra Cláudio ainda desarrumado a ler um livro.
-Amor, você viu que horas são?
-Vi sim. Uma e meia da tarde. O que é que tem?
-O que é que tem? Você tá realmente fazendo essa pergunta a sério? Você lembra que dia é hoje?
-Claro que lembro, amor... dia do casamento do Diogo com o Victor. Agora, não tou entendendo essa sua cara de quem tá indo tirar seu Setembrino da forca...
-Você lembra que hora está marcado o casamento?
-Sim... é daqui quatro horas, ainda. Não entendi você se arrumando com toda essa antecedência. Quer chegar antes dos noivos no cartório?
-Não. Mas você viu como está se armando o tempo lá fora?
-E daí? O que é uma chuva?
-Você vive em que mundo, Cláudio? Isso aqui é Rio de Janeiro!
-Sim, mas o que é que tem?
-Você, melhor que ninguém, sabe como essa cidade pode virar um caos se chover demais.
-Ai, viado, “seje menas”, tá? Se chover, a gente vê. Agora me diz uma coisa: do que vai adiantar a gente chegar no cartório antes do Victor e do Diogo, que são os noivos? Percebe como isso nem faz sentido?
-É... olhando por esse lado... mas não custa você já ir pro seu banho, não custa? Afinal de contas você tem cabelo comprido e sempre deixa secando ao natural.
-Ai, gosto assim. Detesto secador.
-Então vai pro banho, amor! Se chover, vai demorar ainda mais pro seu cabelo secar!
CORTA A CENA.

CENA 6: Uma forte tempestade cai na cidade e Victor se preocupa.
-Olha isso, Diogo... o que eu tinha medo que acontecesse tá acontecendo... o mundo desabando sobre as nossas cabeças no dia no nosso casamento...
-Calma, amor. É só uma tempestade. Ainda faltam algumas horas pra gente sair pro cartório. Vamos torcer pra essa chuva acabar logo...
-Torcer e rezar, né! Imagina as pessoas que vivem nas favelas que ficam nos morros, como não devem estar apavoradas com essa aguaceira toda...
-Nem me fala. Já perdi uma grande amiga minha numa dessas tragédias que envolviam deslizamentos de terra...
-Ai, nem é bom falar numa coisa dessas. Essa chuva tem que parar logo, já tou ficando nervoso...
-Esse nervosismo não vai resolver de nada. Independente de qualquer coisa, a gente vai casar hoje. Qualquer coisa, se a gente notar que essa chuva não vai dar trégua, a gente sai mais cedo daqui e tá tudo resolvido.
-Só você pra me acalmar numa hora dessas.
-A gente tem outra opção a não ser aceitar as condições que se apresentam e tentamos nos adaptar a cada uma delas? Claro que quero que essa chuva pare de uma vez, mas se ela não parar, a gente não vai ter tanto problema assim, eu prometo. A gente marcou nosso casamento pra hoje e é hoje que a gente casa, com ou sem tromba d'água.
-E os meninos, será que não vão enfrentar dificuldades de chegar no cartório com essa aguaceira toda se ela não parar?
-Ah, acho que não. Cláudio é bom motorista, deve saber como se virar em dia de chuva.
-Não sei como ele consegue. Só de pensar em dirigir em dia de chuva eu fico todo me tremendo.
-Vem cá, Victor... me dá um abraço. Procura se acalmar, sério... vai dar tudo certo pra gente hoje.
CORTA A CENA.

CENA 7: Laura desabafa com Haroldo e Mateus.
-Eu fico muito preocupada com o nosso futuro, amores... de verdade. - fala Laura.
-Isso eu também fico. Afinal de contas, nossa peça, por mais que esteja sendo um êxito de crítica, perdeu muito espaço e oportunidade por conta do conservadorismo assustador dessa sociedade hipócrita. - fala Haroldo.
-Boa colocação, amor... mas eu acho que não é bem sobre isso que a Laura tá querendo desabafar... - observa Mateus.
-E você tá certíssimo, Mateus... minha preocupação é com nosso filho. Sobre como as coisas vão ser pra ele depois que ele nascer... - continua Laura.
-Ué, mas essa questão já ficou bem resolvida, não? Eu que sou o pai, registro e... o Mateus fica de padrinho, não? - fala Haroldo.
-Ai, Haroldo, você tá mais lerdo que o Cláudio hoje, socorro! Você ainda não pegou o que a Laura quis dizer... - fala Mateus.
-O meu medo é que ele acabe sofrendo preconceito. Não logo depois dele nascer, mas quando ele for pra escolinha, pra creche... essas coisas. Querendo ou não, é impossível que as pessoas não saibam que ele é nosso filho e nossa vida deixou de ser privada a partir do momento que nos tornamos pessoas conhecidas. O meu medo é que ele, sendo uma vida inocente, acabe pagando o preço da ignorância e do preconceito alheios... - desabafa Laura.
-Amor... o que vai ser do nosso futuro é algo que a gente nem tem como saber agora. Não vai ser bom a gente deixar de viver o momento presente se preocupando com um futuro incerto. O que a gente tem aqui é bonito, nos dá paz, tranquilidade e principalmente muito amor... - opina Haroldo.
-Verdade... nós nos amamos. Não é o que importa? Eu compreendo a preocupação com o nosso bebê, mas a gente precisa estar firme e forte. Hoje, amanhã e sempre. É em nós que essa criança vai se espelhar. - fala Mateus.
Mateus e Haroldo afagam e tranquilizam Laura. CORTA A CENA.

CENA 8: A forte chuva que se abateu sobre a cidade para e Cláudio fica aliviado.
-Até que enfim. Pensei que essa chuva não ia parar mais...
-Mas a gente ia sair de qualquer jeito, não ia? Já tá na hora da gente ir pro cartório...
-Eu sei, Bruno, mas você também sabe que detesto guarda chuva.
-Nisso concordamos. Já desisti de ter guarda chuva... sempre perdia no ônibus, no escritório, em qualquer lugar longe de casa...
-Bem, já que essa chuva inconveniente já acabou, acho melhor a gente ir agilizando.
-Só espera eu ir escovar os dentes? No meio dessa coisa toda eu me esqueci.
-Francamente, Bruno: você ficou me apressando esse tempo todo e se esqueceu do básico? Te catar...
Cláudio espera impacientemente até Bruno voltar. Poucos instantes depois, Bruno retorna.
-Tudo em cima? Não esqueceu da carteira de identidade?
-Agora tá tudo certinho. E você, não esqueceu de nada?
-Até parece que você não me conhece, Bruno... tá pra nascer pessoa mais precavida que eu.
-E convencida também...
Os dois riem.
-Tá... melhor a gente ir tirando o carro da garagem antes que a gente realmente acabe se atrasando pro casamento do Diogo com o Victor.
Os dois partem. CORTA A CENA.

CENA 9: Três atrizes aparecem nos estúdios da Fermata Visual e Vicente as recebe.
-Muito bem, queridas... o negócio vai ser o seguinte: cada uma de vocês vai ter dez minutos para gravar o teste em vídeo. O texto já está decorado? - fala Vicente.
-Sim! - respondem as três atrizes.
-Ótimo, meninas. - fala Vicente.
-Mas tenho uma dúvida... - fala uma das atrizes.
-Pode perguntar à vontade... - fala Vicente.
-É que a gente tá realmente interessada nesse projeto todo, mas eu queria saber sobre prazos, sobre as novas produções. Sabe o que é? Até hoje fui atriz de teatro somente... vai ser minha primeira experiência com o vídeo e eu não sei se me sinto completamente segura em relação a isso. - desabafa a atriz.
-Não se preocupe, Rafaela... é esse seu nome, não é? - fala Vicente.
-Isso... - responde a atriz.
-Não se preocupe em relação a isso. Como você pode perceber, nossas produções ainda estão bem no comecinho e tempo é algo que vai sobrar ainda pra que a gente coloque novas produções no ar, caso você ou vocês três passem no teste. Então pode se tranquilizar que temos muito a nosso favor. Alguém tem mais alguma dúvida?
As três atrizes fazem sinal de negativo com a cabeça.
-Ótimo, então. Eu vou dar mais uma meia horinha pra vocês terminarem de repassar o texto e volto depois pra iniciar o teste com cada uma de vocês. Até lá, se vocês quiserem um cafézinho ou um lanche, é só ir na máquina logo ali. Boa sorte, meninas. - fala Vicente.
CORTA A CENA.

CENA 10: Cláudio e Bruno enfrentam um pequeno engarrafamento a caminho do cartório.
-Só o que faltava. Faltam vinte minutos pra estourar nosso horário e a gente pega o trânsito nessas condições, ainda por cima... - lamenta Cláudio.
Bruno está com uma expressão preocupada. Cláudio percebe.
-O que foi, amor? Faz uns dez minutos que você tá com essa cara...
-Cláudio... olha aquele carro atrás da gente, pelo retrovisor.
-O que é que tem? É só um carro de vidros escurecidos. Mas não vou denunciar essa infração...
-Acontece que faz pelo menos dez minutos que esse carro tá atrás da gente, antes do engarrafamento. Não sei quem é que tá dentro desse carro porque não dá pra ver, mas...
-Você acha que estamos sendo seguidos?
-Eu não acho, Cláudio... eu tenho certeza.
-Ai, meu Deus... será que é o Guilherme?
Cláudio se apavora.

FIM DO CAPÍTULO 139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário