disqus

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CAPÍTULO 145 - ÚLTIMOS CAPÍTULOS

CENA 1: Vicente fica nervoso e Riva o tranquiliza.
-Calma, amor... ainda estão mostrando trechos das produções antes de anunciar o vencedor... - fala Riva.
-É, Vicente... a gente ainda tem tempo de cruzar os dedos e torcer pra que “Heróis Reais” seja a vencedora... - fala Rafael.
-Agora que a coisa tá tão perto, quem tá começando a ficar todo trêmulo sou eu. Gente, só de me dar conta de onde a gente tá, em pleno continente europeu, pelo simples fato de termos sido indicados, já me deixa... nem sei expressar em palavras... mesmerizado, talvez... - fala Marcelo.
-É uma emoção que é de todos nós. Nós que estamos fazendo todo esse nosso trabalho acontecer e ir adiante. Queria que a Marion, a Valquíria, que todo mundo pudesse ter vindo conosco hoje... - fala Vicente.
-Gente... atenção, vão anunciar! - alerta Riva.
A apresentadora inicia o anúncio da produção estrangeira vencedora.
-The best foreign production of the year for the internet is... “Heróis Reais”, written by Rafael Alves and Marcelo Oliveira and directed by Vicente Fernandes from Brazil! - anuncia a apresentadora.
Todos aplaudem enquanto os quatro, emocionados, vão receber o prêmio. Rafael é o primeiro a falar.
-I still can't believe we've made it! But I'd like to know if I can speak in portuguese, just to thank my family for everything... - fala Rafael.
-Sure you can! Your words will be translated by our portuguese guests. - esclarece a apresentadora.
-Sendo assim, com o aval da apresentadora, eu gostaria de agradecer aos meus pais, principalmente à minha mãe, Marion Bittencourt, que sempre foi o maior espelho que tive na vida. Exemplo de amor e dedicação à arte. A pessoa que sempre apostou todas as fichas nos meus sonhos e acreditou sempre que eu poderia chegar onde quisesse... - fala Rafael, passando o microfone a Marcelo.
-Bem, já que meu marido começou falando em português, eu vou tomar a liberdadede continuar assim. Queria agradecer ao próprio Rafael por toda a inspiração que ele me dá todos os dias, desde que nos conhecemos e nos apaixonamos. Mas não posso deixar de agradecer minha mãe, dona Riva que está aqui também, por ter me ensinado tudo o que eu sei da vida. Por ter acreditado em mim e pelos sacrifícios que fez quando a gente ainda vivia na pobreza. Meu maior exemplo de garra e força nessa vida vai ser sempre minha mãe. Mas também quero agradecer meu pai Márcio que, apesar dos tropeços da vida, tem sido alguém muito importante na minha vida e na vida de meu irmão Cláudio. Mas agradeço, acima de tudo, a todo o público que prestigia “Heróis Reais” desde a estreia! - fala Marcelo, entregando o microfone a Vicente.
-Nem tenho que agradecer muito, porque os meninos já arrebentaram nos agradecimentos. Mas meu agradecimento especial vai para João Bernardo Salinas Filho, porque se não fosse a péssima gestão dele na emissora que trabalhei por anos, jamais eu teria tido a coragem de me desligar e abrir minha própria produtora. - fala Vicente, entregando o microfone à Riva.
-Pra mim, esse momento é especial demais porque eu sempre sonhei em ser atriz e reconhecida por isso. Estar aqui representando o elenco da série me alegra demais e me lembra dos tempos difíceis, dos tempos que eu já tinha desistido de tentar ser atriz porque a vida tinha me empurrado pra outros caminhos. Nunca deixem de sonhar, nunca! Cedo ou tarde esses sonhos podem se tornar realidade! - fala Riva.
CORTA A CENA.

CENA 2: DOIS DIAS DEPOIS.
Vicente, Marcelo, Riva e Rafael voltam ao Brasil e desembarcam no aeroporto, sendo recebidos com festa pelos familiares. Porém, assim que todos se abraçam, Rafael percebe que uma multidão se aproxima deles.
-Parabéns, Rafael! Sou muito seu fã desde que você teve a coragem de se assumir! - fala um fã, abraçando Rafael.
Marcelo observa a tudo surpreso quando outro fã abraça ele.
-Que? Rapaz, cê não devia estar abraçando o meu marido? - questiona Marcelo.
-Não, sou seu fã, mesmo! Você é um ótimo ator! Vai longe! Posso tirar uma selfie? -fala o fã de Marcelo.
-Gente... isso é vida real ou fantasia? Eu com fã? Bem, é claro que você pode tirar uma selfie comigo, mas eu tou bem besta! - fala Marcelo.
-Gente, que loucura! Quer dizer que sou irmão de um famoso agora? Ai que tudo, beijos! Ah, não... essa fala é da Nicole Bahls! - brinca Cláudio.
-Só você pra fazer graça até pra receber seu irmão de volta... - ri Bruno.
Aos poucos, a multidão de fãs se dispersa e todos conseguem rumar ao estacionamento.
-Fala, filho: como foi a viagem? Deu pra conhecer a Holanda? - pergunta Marion.
-Quase nada, mãe. A gente foi num pé e voltou no outro, praticamente. Mas levamos o prêmio, é o que mais importa. Valeu a pena! - fala Rafael.
CORTA A CENA.

CENA 3: Ao sair do banho, Laura sente uma forte tontura e cai desmaiada, assustando Haroldo e Mateus que correm para acudí-la.
-Acorda, Laura! - fala Mateus, dando leves tapas em Laura, que acorda.
-Fala com a gente, amor... o que foi que aconteceu? E o bebê? - preocupa-se Haroldo.
-Gente... não precisa tanta preocupação, sério mesmo. Eu só tive uma baixa de pressão. Sempre tive pressão baixa e foi só isso. - fala Laura.
-Tem certeza que foi só isso? Você não invente de nos esconder nada, tá me ouvindo? - preocupa-se Mateus.
-O Mateus tá coberto de razão. Se você estiver com algum problema, nem pense em esconder da gente porque a gente tem direito de saber. - fala Haroldo.
-Ai, que saco, vocês dois! Minha pressão sempre baixou no calor, mas que inferno! - reclama Laura.
-A gente só fica preocupado com você, amor... não precisa ser grossa com a gente... - ofende-se Haroldo.
-Desculpem, meus amores. Mas é que eu fico meio irritada sim, com essa mania que vocês tem de achar que por eu estar grávida eu estou doente. Antes mesmo de sonhar em ficar grávida eu sempre tive problemas com o calor. Você sabe muito bem disso, Mateus... não sei como esqueceu disso. - fala Laura.
-De qualquer forma você não pode nos recriminar por nos preocuparmos com você e com o bebê. Se você sabe que o calor te prejudica, qual é seu dever nisso? Evitar que fique fraca. Agora você cuida também dessa vida que tá se formando dentro de você... - fala Haroldo.
CORTA A CENA.

CENA 4: Raquel procura Suzanne outra vez.
-Ih, pra quem disse que nunca mais queria me ver, até que você tá aparecendo com muita frequência, hein dona Raquel?
-Você sabe que ainda ficou muita ponta solta nessa história, Suzanne. Eu tenho direito de saber.
-Direito de saber o que? Aqui você é só minha mãe, a profissional ficou do lado de fora. Se você acha que a gente tem algo a conversar, tá perdendo o seu tempo e no fundo, você sabe disso.
-O meu direito é uma coisa que você não tem como questionar, Suzanne. Não é justo com você mesma esconder coisas que eu sei que você quer falar.
-Quem foi que te disse que eu quero dizer alguma coisa, quanto mais pra você? Essa sua psicologia de botequim tá bem bosta, hein? Aprendeu com o Valentim?
-Você não se cansa de ser irônica?
-Nunca, mãe. Tomo ironia de café da manhã, tá bom pra você?
-Se espera por aplausos, esqueça. Suzanne, o que a gente precisa conversar é sério e você melhor que ninguém sabe disso. Não adianta negar pra mim, olhando nos meus olhos, que você tá de mãos limpas em relação ao sumiço do Guilherme.
-E o que leva você a ter tanta certeza? As suposições do super Valentim paladino da moral e dos pobres mocinhos idiotizados? Ah, dona Raquel... esperava mais da sua esperteza...
-Não tente escapar, Suzanne. De mim você não consegue esconder nada.
-Ah, é mesmo? Tem certeza? E quando eu fiquei grávida e passei nove meses debaixo do mesmo teto que você e você nem desconfiou de nada? Eu escondo o que eu quiser. Você sabe disso.
-Aquela idiota que não percebia o óbvio não existe mais, Suzanne. Tive mais de trinta anos pra perceber quem você realmente é.
-Adiantou de alguma coisa? Você conseguiu o que queria? Ah, deixa eu ver... a resposta é não. Faça um favor a mim e a você: não se meta em nada disso, isso não é da sua conta, nem como mãe, nem como investigadora.
-Eu me meto sim, Suzanne! Você disse com todas as letras que precisa evitar uma tragédia e algo me diz que tem a ver com o Guilherme.
-Você pode provar o que diz?
-Não.
-Então eu acho que não temos mais o que conversar. Sério, mãe... não se mete nisso. Não mete a mão num vespeiro. Quanto menos gente estiver dentro desse vespeiro, melhor pra todo mundo. Tudo o que eu posso dizer é que não estou aqui no Brasil porque quero. Por mim eu teria comprado uma passagem pra bem longe daqui assim que me livrei do processo. Mas eu não posso. Espero que logo eu possa. Não tenho mais nada a te dizer, mãe... por favor, vai embora.
CORTA A CENA.

CENA 5: Após almoço em família, Márcio chama os filhos para ter uma conversa.
-Desculpa chamar só vocês, meus queridos... mas é que eu queria falar primeiramente com vocês sobre meus planos... - fala Márcio.
-Eita, pai. É algo importante? Porque pra você ter esperado o Marcelo voltar de viagem... - fala Cláudio.
-Meus filhos, vocês sabem que eu amo vocês dois mais que tudo nessa vida, não sabem? - fala Márcio.
-Claro que a gente sabe, pai. Mas por que você tá falando isso? O que cê tá pensando em fazer? - pergunta Marcelo.
-Eu quero voltar às origens. Sinto falta de Barra de São João. Eu penso em voltar pra lá daqui alguns meses... vocês vão me entender? - fala Márcio.
-Entender a gente vai... mas justo agora que a gente se encontrou, que tá se dando bem, que tá sendo uma família... pra que jogar tudo isso fora? - entristece-se Cláudio.
-O Cláudio tem razão, pai... qual é o sentido disso? Tem alguém esperando por você lá na sua cidade? - pergunta Marcelo.
-Não tem. Mas eu sinto falta de lá... quem sabe assim eu possa ressignificar minhas memórias de infância. Perdoar meus falecidos pais por terem me abandonado e me expulso de casa por causa da religião deles... - desabafa Márcio
-Mas você não precisa voltar, precisa? Poxa, pai! Eu sei que é louco dizer isso, porque durante anos nunca senti falta de um pai, mas eu te amo demais! Você tem sido importante na minha vida, de verdade... - fala Marcelo.
-O Marcelo tá coberto de razão. Pai, o seu amor por nós desarmou qualquer defensiva nossa. A gente quer o seu bem, quer te ver feliz, mas ao mesmo tempo eu não quero ficar longe de você. Já passamos muito tempo separados por culpa daquela lá... não faz isso com a gente, por favor... - pede Cláudio.
-Ai, meus filhos... eu juro que vou pensar com carinho nisso tudo. Também não quero ficar muito tempo longe de vocês... - fala Márcio.
-Então não fica! - fala Marcelo.
Os três seguem a conversar. CORTA A CENA.

CENA 6: Horas depois, ao final de mais um ensaio na companhia de teatro, Cláudio é surpreendido pela chegada de misteriosa senhora.
-Dona Velha! Não esperava ver a senhora por aqui... que bom te ver! - fala Cláudio, abraçando “Dona Velha”.
-Você parece estar tão luminoso, Cláudio! Tão cheio de alegria...
-E tou bem assim mesmo, sabe? Meu monólogo estreia daqui alguns dias e assim que possível eu vou me casar com o amor da minha vida...
-Nisso você tá coberto de razão, meu querido. Bruno é o amor da sua vida mesmo, vocês tem um longo caminho juntos, aprenderam rápido a desenvolver a parceria e a cumplicidade, coisas fundamentais onde existe amor...
-Nem eu pensei que pudesse amar do jeito que amo Bruno. E olhe que eu já tinha tido grandes amores...
-Se engana, Cláudio... o que você teve antes foram paixões. Você precisou passar por elas, era necessário pro seu processo de amadurecimento emocional, pra entender de fato o que é o amor. Mas você tem aprendido, meu querido... falta muita coisa pra aprender nessa vida ainda, que ainda vai longe, mas é preciso que você conheça mais profundamente toda a força que habita em você.
-Mas por que está me dizendo isso, dona Velha?
-Você tem muita força, Cláudio. Vai descobrir isso quando passar por duros reveses. Não amaldiçoe a vida nem o destino. Tudo acontece por um motivo...
-Estou ficando assustado.
-Não fique. Você ainda vai aprender lições valiosíssimas.
-Mas sobre o que?
Cláudio percebe que seu celular cai e o junta do chão. Quando se levanta, a misteriosa senhora sumiu.
-Gente, que loucura... - fala Cláudio, intrigado. CORTA A CENA.

CENA 7: Adelaide recebe uma notícia e, ainda na ONG, vai até o quarto onde está alojada a menina estuprada pelo pastor.
-Juliana, como você está?
-Melhorando, dona Adelaide. Espero que um dia eu consiga superar tudo isso e ter coragem de enfrentar minha família e a igreja desse pastor.
-É justamente sobre o pastor Etevaldo que eu queria falar.
-O que tem esse desgraçado?
-Acabei de receber a notícia de que ele foi preso. Foi parado numa blitz, estava tentando fugir para São Paulo, mas foi capturado antes disso.
-Finalmente! Já não era sem tempo. Ele pode ter feito o que fez comigo com muitas outras meninas...
-E poderia continuar fazendo, se não tivesse sido preso. Você vai querer me acompanhar até a delegacia, pra poder prestar uma queixa contra ele?
-Claro que sim. Mas eu não sei se quero encarar esse monstro de frente. Não sei se aguento.
-Não tem problema, Juliana. Se você não estiver se sentindo em condições de encarar de frente o seu algoz, eu converso com a delegada. Dessa forma, eu posso te garantir que você não vai ver nem vulto dele na delegacia.
-Você promete?
-Sim, minha querida... eu prometo. Você nunca mais vai ter que encarar de frente esse cara que fez essa atrocidade contigo. Confia em mim, tá?
-Sendo assim, eu vou sim. Mas quando?
-Agora mesmo.
-Não está muito tarde?
-Não se preocupe, querida. Não vai levar tanto tempo assim, pode confiar.
CORTA A CENA.

CENA 8: Valentim conversa com mara sobre Suzanne.
-Já estou sinceramente intrigado demais com tudo o que diz respeito à Suzanne, Mara...
-Não é pra menos. Tá mais que óbvio que ela esconde muita coisa e eu tenho certeza quase absoluta que a única pessoa que pode ter auxiliado Guilherme na fuga é ela.
-O foda disso vai ser provar, com o inquérito fechado.
-São os ônus e bônus de estarmos nessa nossa posição. Infelizmente não temos nada que possa ser feito de efetivo nesse momento.
-É por isso mesmo que eu tomei uma decisão.
-Ah, não Valentim! De novo isso?
-Sim.
-Mas utilizar dos nossos recursos pra investigar por conta própria pode dar zebra!
-Alguma vez nesses mais de trinta anos já nos deu zebra?
-Não, mas a gente sempre corre o risco. Depois, eu não sei se você lembra, mas por sua culpa a gente tomou seis meses de suspensão em noventa e três... tá lembrado disso?
-Você tem uma alternativa melhor, Mara? Porque denúncia nenhuma foi feita novamente e eu não tenho como denunciar baseado em suposições.
-É... não tem mesmo outra alternativa, infelizmente...
-Então o jeito vai ser recorrer aos velhos métodos. Tem que ser assim...
CORTA A CENA.

CENA 9: Vicente e Riva se preparam para dormir enquanto Riva amamenta Lúcio.
-Impressionante como o Lúcio só quer saber de mamar, ainda... - observa Vicente.
-Melhor assim, né? Com o Marcelo não foi diferente... até os dois anos ele praticamente não comia nada sólido...
O celular de Vicente toca e Riva ouve antes dele.
-Amor, atende seu celular, tá tocando ali no criado mudo...
Vicente pega o celular.
-Número privado... que estranho...
Vicente atende.
-Alô, quem fala?
-Você devia se lembrar do seu ex-chefe, não devia? Fiquei sabendo do sucesso da sua produtora e quero comprar a série do Rafael. - fala João Bernardo.
Vicente fica perplexo. FIM DO CAPÍTULO 145.


Nenhum comentário:

Postar um comentário