disqus

sábado, 18 de junho de 2016

CAPÍTULO 30

CENA 1: Bruno permanece atônito e Cláudio o encara, desafiador.
-Vamos, Bruno. Explica isso! Como é que a foto do namorado da minha melhor amiga foi parar nas suas coisas? Fala de uma vez que eu tou perdendo a paciência!
-Eu posso explicar, amor...
-“Eu posso explicar”... Sério mesmo que você tá falando isso? Isso é fala de traidor!
-Cláudio, pelo amor de Deus, você não quer que eu explique? Me deixa falar então, cacete!
-Então fala, Bruno. Mas explica bem isso daqui, viu?
-Eu encontrei essa foto na rua. Eu nem sei quem é esse cara, quanto mais que se chama Mateus. Você é quem tá me falando...
Cláudio ri debochadamente.
-Você quer mesmo que eu acredite nisso, Bruno? Você acha que eu tenho cara de trouxa? Não me subestime...
-E você não desconfie de mim desse jeito. Você não sabe que eu te amo? Te amo mais que tudo nessa vida! - fala Bruno, começando a chorar.
Cláudio percebe a sinceridade nos olhos de Bruno e se comove.
-Pior que nem com raiva de você eu consigo ficar. Eu vejo verdade nos seus olhos... mas vamos, explica melhor isso aqui, por favor... eu te peço!
-Você sabe que eu gosto de fotografia, certo? Tanto que eu tou sempre imaginando fotos perfeitas e tudo mais...
-Sei. Prossiga.
-Eu tinha acabado de chegar aqui no Rio. Tava numa parada de ônibus quando esse cara da foto foi assaltado. Na hora que eu vi aquela cena, a poucos metros de mim, eu paralisei... não sei se de medo ou por outro motivo. Não queria ser notado. Felizmente o assaltante só levou o celular desse cara e não o machucou. Fui perguntar pra ele se ele tava bem e precisava de ajuda. Ele disse que tava assustado mas estava bem... e então seguiu seu rumo. Quando ele sumiu das minhas vistas notei a foto no chão. Tentei chamar ele, mas ele não me ouviu. Não sabia nem seu nome. Fiquei com a foto, porque achei uma foto bem tirada. Mas também porque queria devolver se encontrasse ele de novo. Você acredita em mim agora?
Cláudio respira fundo e começa a falar.
-Eu não sei se acredito, Bruno. Desculpa. Eu sei que você me ama e quando você me diz isso eu vejo essa verdade nos teus olhos. Mas essa história toda tá me parecendo um tanto surreal, quase farsesca.
-Acredita em mim, por favor...
-Eu vou tentar. Mas vou precisar ficar sozinho, tomar um ar. Volto ainda hoje...
Cláudio deixa a casa e Bruno fica se sentindo culpado e preocupado. CORTA A CENA.

CENA 2: Pouco depois, Cláudio chega ao apartamento de Laura.
-Oi, amiga... o Mateus tá aí?
-Sua sorte é que ele não chegou ainda, mas pode chegar a qualquer momento. Vamos, entre.
-Ai, Lau... eu tou aflito... com medo de me decepcionar com o Bruno.
-Ué... logo com o Bruno? Você é só elogios a ele...
-Mas acho que ele me esconde coisas do passado. Coisas que podem ser graves.
-Em que sentido?
-Não sei dizer, Laura... tenho medo de que ele tenha enganado muitas pessoas.
-Desculpa, Claudinho, mas não tou entendendo onde é que você tá querendo chegar...
-Eu vasculhei a mochila dele procurando algo que ele tinha me pedido. Só que encontrei mais do que ele pediu.
-Será que você não tá procurando cabelo em ovo? Eu gosto do Bruno, sabe? Ele me passa uma energia supertranquila...
-Por isso que eu fico com medo de estar sendo injusto. Mas você sabe que tou calejado de tanto ser enganado pelos homens com quem já me envolvi...
-É, mas talvez o teu namorado não mereça essas desconfianças.
-Eu quero acreditar que ele não mereça. Mas o que eu achei nas coisas dele pode ser comprometedor... mais que isso, pode ferir muita gente.
-E do que se trata?
-Acho que não é o momento de te falar sobre isso, Laura.
-Tou te estranhando. Não é você o primeiro a dizer que a verdade vem acima de tudo, doa a quem doer?
-Sim, mas onde é que me contradigo?
-Cláudio... eu posso estar muito enganada, mas você está omitindo fatos para não ferir alguém.
-Omitir? Nunca!
-Será mesmo? Você não omitiria ou mesmo mentiria pra proteger alguém que você ama?
-Laura, esse papo tá indo longe demais. Acho melhor eu voltar pra casa antes que o Mateus chegue e fique muito complicado pra eu voltar em segurança.
-Viu? Cê tá fugindo de alguma coisa. Quer falar mas não quer falar ao mesmo tempo. Algo te impede de falar. Você está omitindo fatos pra proteger alguém sim!
-Laura, por favor. Não insiste. Eu gosto muito de você, mas não insiste. Eu realmente preciso ir agora. Outro dia conversamos com mais calma. Te amo, amiga.
Cláudio deixa o apartamento de Laura e desce as escadas preocupado, quase a chorar.
-O que vai ser dela se tiver mais coisa nisso? Quero nem pensar... CORTA A CENA.

CENA 3: Antes de fechar o teatro, Procópio chama Mara e Valentim para falar sobre sua decisão.
-Então, queridos... eu decidi que vou colaborar com vocês nessa investigação...
-Ótimo. Eu não esperava outra postura do meu ex marido e grande amigo. Você tá bem ciente dos procedimentos, não está? - fala Mara.
-É bom que saiba que discrição é tudo, por mais que você não desperte suspeitas no alvo dessa investigação. Desconfio que esse “Chefe” tenha algum quadro paranoico, então nunca é demais manter os velhos cuidados: distância segura, qualquer coisa você disfarça e segue. - fala Valentim.
-Isso eu já sei. Afinal de contas tive anos de casamento com uma investigadora das porretas. Só fico meio inseguro, vocês sabem como é... nunca fiz nada disso a sério. Além do mais, acho que sou meio desajeitado, posso dar na cara.
-Confio em você, Procópio. Você pode ser desajeitado – e realmente é – mas é muito sutil e discreto quando quer. Não tenho a mínima dúvida de que vai ser útil pra gente. Você jamais meteria os pés pelas mãos diante de uma coisa séria, ainda mais uma investigação... - encoraja Mara.
-Certo. Se eu tinha alguma dúvida de que deveria aceitar essa investigação pra ajudar vocês, não tenho mais. Mas tenham paciência comigo... eu vou me abusar de vocês muitas vezes. Vou ter dúvidas e vou fazer um monte de perguntas...
-Estamos aqui para te orientar também, meu amigo. Pergunte o que quiser. Vamos conseguir descobrir a identidade desse “Chefe” e sua ajuda será fundamental nisso. Nós, sozinhos, estamos numa situação desfavorável... - divaga Valentim.
-Certo... e eu posso saber por onde eu começo? - pergunta Valentim.
-Primeiro, vamos te passar o endereço do hotel onde o “Chefe” se hospeda. O seu ponto de partida deve ser por ali... - fala Mara, seguindo com a explicação enquanto Procópio ouve atentamente. CORTA A CENA.

CENA 4: Na manhã do dia seguinte, Renata acorda-se em sua casa com o som insistente da campainha.
-Droga! Se for a Eva, eu vou cagar essa garota de xingão, onde já se viu? Pedi um tempo e ela me inventa de me acordar quase de madrugada?
Renata abre a porta e se depara com Adelaide, emocionada.
-Mãe? O que a senhora resolveu fazer aqui uma hora dessas? Pensei que a senhora não quisesse ouvir minhas “lamúrias” por causa da Eva, não é?
-Minha filha... eu me arrependo disso. Eu sei que deveria ter me acostumado com tudo isso já, são anos desde que você se assumiu lésbica. Mas não é fácil pra mim... não foi o que eu sonhei pra sua vida...
-Entra mãe. Só que você não entendeu uma coisa sobre a vida: os filhos não são fantoches dos pais. Eu não escolhi ser lésbica, você deveria saber disso. Não amo quem eu amo pra te afrontar ou agredir. Eu só quero viver a minha vida... não passo os meus dias pensando “oh, vou fazer tal coisa pra atingir dona Adelaide”. Será que você não vê, nunca viu nesses anos todos que eu tenho vida própria? Que eu só busco a felicidade, como qualquer outra pessoa?
Adelaide começa a chorar.
-Eu tou tentando entender essas coisas, filha... acredita em mim. Não é fácil... vai contra tudo o que eu aprendi desde criança.
-Então é isso. Você não quer ter suas memórias de infância ressignificadas, não quer experimentar olhar pro passado sob outro ponto de vista, outra interpretação. Não quer sair do comodismo mental do senso comum que aprendeu desde pequena. Por isso que me agride... assim como agride qualquer um que saia dessa “caixa”. Não é porque nós somos errados ou agressivos. É que você se sente ameaçada, agredida... forçada a questionar as coisas que aprendeu a vida inteira. Você não foi ensinada a questionar, mãe... você aprendeu a obedecer, a aceitar as maiores arbitrariedades calada.
Adelaide chora e começa a falar.
-Sabe o que mais me dói nisso, Renata? Você tem razão em tudo o que me disse, filha... eu quero mudar, quero melhorar. A vida tá aí pra ser vivida... você me perdoa?
Renata abraça a mãe.
-Claro que perdoo. Vamos lutar juntas.
-Eu prometo que vou ser uma boa mãe pra você. Ainda vou te dar muito orgulho, viu Renata?
As duas se abraçam, emocionadas. CORTA A CENA.

CENA 5: Bruno sai cedo à procura de emprego e Cláudio se despede dele com um beijo. Resolve ligar o computador.
-Quem sabe hoje eu consiga falar com aquele tratante do Marcelo... preciso tanto desabafar tudo com o meu amigo...
Marcelo tenta fazer uma chamada de vídeo para Marcelo, mas percebe que seu status está ausente.
-Deus do céu! Quando é que essa bicha vai poder me dar a honra de dar minutos da sua preciosa atenção? Eu aqui precisando conversar com ele mais que nunca e ele lá, esquecendo dos amigos, achando que o mundo dele inteiro gira em torno do Rafael... ah, mas essa viada vai me ouvir quando eu conseguir falar com ele!
Cláudio segue tentando fazer mais chamadas para Marcelo, até que se cansa.
-Desisto. Deve estar fazendo algo de muito importante pra ignorar minhas chamadas...
Cláudio fica com raiva de Marcelo. CORTA A CENA.

CENA 6: Riva e Vicente resolvem passear no Jardim Botânico.
-Nossa, Vicente... tinha me esquecido como o Jardim Botânico é lindo. Acho que a última vez que coloquei os pés aqui foi logo depois que eu e a Marion chegamos no Rio. Éramos tão garotinhas ainda... e nos achávamos tão maduras... - divaga Riva.
-Sempre gostei desse lugar. Me transmite uma paz, mas me transmite mais que isso... me passa uma sensação de conexão com a natureza... com a minha natureza. Me sinto mais eu aqui, em contato com esse chão.
-Esse lugar realmente é fascinante, amor... mas você tá com uma cara meio fechada, Vicente... está acontecendo alguma coisa?
-Não... não está acontecendo nada, por enquanto. Mas receio que aconteça.
-E o que é? Tá me assustando...
-Acho bom que você abra os olhos pra ver quem é realmente essa sua amiga Suzanne. Ela às vezes vem com uma conversa mole, esquisita pra cima de mim... tenho até medo de pensar o que pode se passar pela cabeça dela.
Riva fica visivelmente contrariada.
-Ah, Vicente, era só o que me faltava! O meu filho implicar com ela eu entendo, afinal por quase vinte anos fomos só eu e ele na vida... agora você? A Suzanne é gentil com todo mundo, será que você não vê?
-Riva, minha querida, procura me ouvir sem me julgar, eu te peço...
-Então diga...
-Eu gosto de gente gentil. Valorizo isso. Mas não vejo espontaneidade na gentileza da Suzanne...
-Muito me surpreende você, meu amor, um cara tão maduro, ficar fazendo acusações graves desse jeito... você acha que ela pode não ser o que parece? Ótimo, é um direito seu, mas me alertar em relação à minha amiga por causa das suas suposições eu não vou admitir!
-Mas, Riva... eu não estou querendo te jogar contra ela. Só peço que esteja mais atenta ao que ela faz e diz. Observe com atenção, eu te peço.
-Vicente, acho melhor a gente parar esse assunto por aqui. Eu não gosto de brigar com você, eu te amo. Mas não vou admitir que você questione minha capacidade de perceber a alma dos meus amigos... vamos aproveitar esse passeio, que era pra ser romântico, tá?
-Tá certo, meu amor. Eu te peço desculpas se te incomodei...
-Eu que peço desculpa. A gente tem que aproveitar melhor esse nosso passeio. É raro a gente ter esses momentos de paz sem ter a imprensa atrás da gente...
-Você tem razão, Riva. Esse lugar aqui é pra trazer paz pros nossos corações...
Vicente fica chateado e percebe que será mais difícil do que ele imaginava conviver com Suzanne. CORTA A CENA.

CENA 7: Rodrigo é surpreendido por Mateus ao sair do prédio onde mora.
-O que cê tá fazendo aqui, cara? Não vai me dizer que...
-Isso mesmo que você tá pensando.
-Mas o que é que o chefe quer agora, poxa? Cansei de pedir pra você dizer pra ele que eu precisava de um tempo, pra organizar melhor as ideias, essas coisas.
-Mas ele tem uma missão pra você. Afinal de contas ele precisa pagar todo mundo que tabalha pra ele, inclusive você. Ou você esqueceu que sem o dinheiro que ele nos paga, nossa situação poderia ser bem pior?
-Chega de enrolação, Mateus. Não faz sentido você falar isso toda vez que a gente se vê, tá me tratando feito um desmemoriado...
-Nunca é demais refrescar sua memória. Afinal de contas, ele pode acabar com a gente se ele quiser. Nunca esqueça disso.
-Você não deixa que eu esqueça. É por causa daquele verme que eu tive que deixar toda minha vida pra trás. Mas anda, fala logo de uma vez o que é que ele quer que eu faça.
-É bom que você esteja psicologicamente preparado. Ele quer que você instrua os homens dele a assaltar um banco.
Rodrigo se choca.
-Como é que é? Isso é loucura, Mateus! Pode colocar muita gente em risco! Pode nos colocar em risco! Esse chefe endoidou?
-Viado, raciocina uma vez na vida! De onde você acha que vem todo o dinheiro que o chefe paga pra gente? Do trabalho dele? Da herança que o pai dele deixou?
-Você tá querendo me dizer que o nosso dinheiro é roubado?
-Mas isso não é óbvio, criatura? Ai Rodrigo, esperava mais da sua capacidade de raciocínio! Dois anos envolvido com essa organização e não sabendo do óbvio... ou melhor, fingindo não saber. Não viu antes porque não quis. Você acha que aqueles homens dele são o que? Excelentes atores que disfarçam no restante do tempo levando uma vida pacata?
-Não é tão absurdo pensar isso, Mateus. Nem todo mundo vê maldade nas coisas.
-Acorda, viado! Ninguém aqui é bonzinho! Todos nós estamos encalacrados até o pescoço com essa gente! Os homens do chefe são ex apenados, será que você não raciocina, Rodrigo? Você não vai precisar assaltar o banco, mas você ficou encarregado de ir nesse banco e analisar as falhas do sistema de segurança lá, entendeu? Os homens cuidam do restante.
-Mas isso pode ser arriscado pra eles.
-E você acha mesmo que eles não tem um pessoal extra pra pagar o pato e ficar de bico calado? Nossa grana tá segura, ela já é nossa...
-Isso tudo me enoja, Mateus... sinceramente.
-Acho eu que o chefe tá pouco se importando se você fica ou não enojado com isso. Você acha que eu também não fico enojado? Não escolhi me associar a ele, nem você. Você tá cansado de saber que fomos obrigados a isso, porque ele tem a gente na palma da mão dele. Ele sabe coisas demais de todo mundo que trabalha pra ele... é uma forma de garantir que ninguém vai trair ele.
-Ainda assim, né... poucas pessoas, praticamente só você sabe da identidade desse cara. Pra que ameaçar a gente tanto assim?
-Isso você devia perguntar a ele, não a mim. Olha, meu amigo... eu não concordo com as decisões dele, mas ganhei a confiança do chefe, tenho a obrigação de passar as ordens dele. Não me sinto feliz por isso, não é a vida que sonhei...
-Nem a vida que eu sonhei. Deixei tanta coisa e tanta gente pra trás... sinto falta da minha vida. Mas está certo. Não tenho saída, não é? Diga ao chefe que ele mande os homens dele virem falar comigo depois de eu verificar o banco. Aliás, qual é o banco?
Os dois seguem conversando. CORTA A CENA.

CENA 8: Já pela noite, Bruno chama Cláudio para conversar após o jantar.
-Cláudio... eu preciso te confessar uma coisa séria.
-Fala logo, Bruno... tá me deixando curioso e assustado ao mesmo tempo...
-Eu não queria, eu juro que não queria ter que fazer isso... mas não tinha outra opção naquele momento. Eu menti pra você.
-Como é que é? Me explica isso agora!
-Eu conheci o Mateus. Na verdade, eu e ele estávamos juntos há dois anos. Eu vim de Coroados pra cá há dois anos e me apaixonei pelo Mateus. Ele sempre me escondeu da Laura.
Cláudio fica perplexo. FIM DO CAPÍTULO 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário