disqus

terça-feira, 28 de junho de 2016

CAPÍTULO 38

CENA 1: Rafael tenta tranquilizar o namorado, que começa a tremer e chorar de raiva.
-Por favor, Marcelo... tenta se acalmar!
-Não me peça calma agora, Rafael... desculpa, mas não vou conseguir me acalmar! A gente praticamente se criou junto, se conhece desde pequeno... e ele me apronta isso! Por despeito? Inveja? Recalque? Eu não quero acreditar nisso! Dói demais aqui dentro... nunca pensei que alguém ia ter inveja e recalque de mim, agora vejo aquele que eu chamava de melhor amigo sendo recalcado e invejoso comigo!
Rafael abraça Marcelo e chora junto do namorado, mas procura tranquilizá-lo.
-Amor... desesperar agora não vai resolver nada. Isso tudo é triste demais, eu sei. Sinto sua tristeza, pode acreditar. Mas isso tudo ainda pode ser esclarecido, não pode?
-Não sei se pode, Rafael... o Cláudio tá mostrando uma face cruel e covarde que eu jamais esperei que viesse dele. Isso pode significar o fim definitivo da nossa amizade... mas quer saber de uma coisa? É bom que eu esteja com raiva dele nesse exato momento.
-O que você tá pensando em fazer, Marcelo?
-Não te parece óbvio? Eu vou agora na rede social chamar ele na inbox e vou tirar satisfações com ele. Vou jogar todas as verdades na cara, provar que sei que foi ele e que você provou que foi ele que sabotou meus vídeos, na maior desonestidade, pra me atingir!
-Amor... você não vê que tá reagindo exatamenete do jeito que ele espera, se ele realmente agiu pra te afetar, pra atingir, pra abalar? Você tá aí, abalado...
-Eu sei, amor... mas é bom que eu esteja de cabeça quente agora. Confia em mim.
-Tá certo... você venceu, Marcelo. Mas pega leve nas palavras.
-Pegar leve com alguém que me aprontou o que ele me fez? Não mesmo...
Marcelo abre sua conta na rede social e procura pelo perfil de Cláudio e não encontra.
-Não tou acreditando... acho que esse imbecil já me excluiu!
-Você digitou certo na busca, Marcelo?
-Claro que sim, Rafael! Ele não apareceu nas buscas...
-Procura direto na sua lista de amigos, então. Clica na sua timeline e vai na ferramenta de busca em amigos... talvez ele apenas tenha excluído o perfil e nada mais. Se ele tiver excluído o próprio perfil, ele ainda vai aparecer na sua lista de amigos, se você digitar o nome na busca...
Marcelo segue as instruções de Rafael e fica perplexo.
-Ele me bloqueou! Não tem nem rastro dele aqui!
Marcelo se revolta.
-Era previsível que ele fosse fazer isso, amor...
-Mas não deixa de ser revoltante. Isso é mais uma prova da covardia dele!
-Vamos dormir, Marcelo... já tivemos muitas emoções por hoje.
Marcelo deita-se com Rafael, que o afaga. CORTA A CENA.

CENA 2: Guilherme está novamente na casa de Cláudio, esperando pela chegada dele, enquanto Bruno faz sala pra ele.
-Você sabe se Cláudio ainda demora?
-Nada! Tá bem na hora dele chegar do trabalho... ele sempre chega cedo.
Bruno mal termina de falar e Cláudio chega em casa, ficando feliz por ver Guilherme ali.
-Que bom te ver aqui, Guilherme!
-Você disse que eu podia vir sempre que quisesse, então eu vim...
-Já está pra escurecer. Se você quiser ficar pra jantar... aliás, Bruno, você já fez as compras pro jantar de hoje?
-Não. Quer que eu vá?
-Por favor!
Bruno parte ao mercado e Guilherme aproveita o momento a sós com Cláudio, que percebe as intenções de Guilherme e não resiste ao seu charme.
-Você quer um café, Guilherme.
-Quero. Mas antes do café, quero sentir o seu gosto...
Os dois se beijam com vontade e Cláudio não resiste. Guilherme tenta ir além e nesse momento, Cláudio recua.
-Ei... vai com calma! Se você quiser ficar aqui essa noite, a gente pode fazer isso mais tarde. Vou precisar conversar com o Bruno.
-Com o Bruno? Por que?
-Não é óbvio? Minha casa pode não ser pequena, mas também não é grande. Você deve ter percebido naquele outro dia que veio dormir aqui... mesmo eu não tendo mais nada com o Bruno além da amizade, nós dormimos na mesma cama... tanto é que você dormiu no sofá.
-Ele sabe que a gente tá ficando?
-Não sei se sabe com certeza. Mas conversando com ele, dei a entender isso.
-Você não acha que ele pode ficar chateado de dormir no sofá?
-Não seja bobo, Guilherme... o dono dessa casa ainda sou eu. Comprei com meu dinheiro. Depois, dormir no sofá não vai ser novidade nenhuma pra ele. Foi assim que tudo começou lá atrás...
-Eu realmente espero que ele não fique chateado.
-Também espero que ele não fique, de verdade. Mas se ele ficar, ele tem dois trabalhos: ficar chateado e deixar de ficar chateado, a responsabilidade é total dele.
Nesse momento, Bruno chega e escuta a conversa dos dois.
-Você vai dormir aqui, Guilherme?
-Vou... tem algum problema?
-Não... nenhum...
Cláudio chama Bruno para conversar a sós.
-Bruno, vem aqui comigo... preciso te explicar mais um detalhe...
Bruno acompanha Cláudio à cozinha.
-Tem um detalhe... não sei se tinha ficado claro nas nossas conversas de antes, mas eu tou ficando com o Guilherme...
-Eu já tinha imaginado isso... mas pera, isso significa que vocês vão dormir no quarto? Eu durmo onde?
-No sofá... nada que você não tenha feito antes, lá no começo de tudo...
Bruno fica com a expressão contrariada.
-Vai ser só por hoje, Bruno... não fica chateado, tá?
-O que não tem remédio, remediado está, não é? - fala Bruno, se dando por vencido. CORTA A CENA.

CENA 3: Mesmo com o horário já avançado, Suzanne ainda está na mansão dos Bittencourt a dar dicas para Riva de como se comportar na festa de casamento.
-Suzi, você me dá um instante? O dia foi puxado hoje... - fala Riva.
-Claro... o que você vai fazer? - pergunta Suzanne.
-Você já vai saber... - fala Riva, pegando Vicente pela mão e ele entende o que ela quer anunciar.
-Marion, Ivan... a gente precisa dum segundinho da atenção de vocês. - fala Vicente.
Marion e Ivan vão até Riva e Vicente, enquanto Valquíria e Mariana se olham tentando entender o que eles conversam.
-Tou ficando é curioso já... - fala Ivan.
-Não fique, cunhado... na verdade a gente já vinha pensando nisso antes, foi até bobeira nossa a gente não ter oficializado o pedido antes. Vocês querem ser nossos padrinhos de casamento? - fala Riva.
-Claro que a gente aceita, querida! Ficamos muito honrados pelo convite! - vibra Marion.
Os quatro se abraçam. Suzanne fica visivelmente incomodada por não ter sido convidada, mas disfarça. Riva segue a falar.
-Acho que era meio óbvio que a gente ia convidar vocês... mas a gente precisava oficializar o convite...
Valquíria percebe o olhar raivoso de Suzanne e se faz de desentendida.
-Está tudo bem com você, Suzanne? - pergunta Valquíria.
-Está sim... - fala Suzanne, olhando para o relógioe e fingindo se espantar com o avançado da hora.
-Oh! Já está muito tarde. Queridos, preciso ir. Nos vemos na próxima aula de etiqueta! - fala Suzanne, partindo rapidamente.
Todos se olham sem entender nada e seguem falando dos preparativos para o casamento de Riva e Vicente. CORTA A CENA.

CENA 4: Instantes depois, Márcio e Raquel percebem que Suzanne chega furiosa ao hotel.
-Vish, Márcio... vou nem me meter nisso. Alguma coisa deu errado nos planos da minha filha e eu sinceramente não quero saber o que é.
-Você viu isso, dona Raquel? Chegou soltando fogo pelas ventas, troteando feito cavalo e batendo a porta. Sei lá o que houve, mas o que é que a gente tem a ver com isso? - indigna-se Márcio.
-Vai lá falar com ela, querido. Mas abre o olho. Não entra em todas as coisas que ela disser. Você é um cara bom... eu vejo isso desde que você era um garoto. Tenta não se deixar envolver por ela de novo...
-Ah, dona Raquel... eu amo sua filha! Você sabe disso...
-Tá... mas toma cuidado.
Márcio vai até Suzanne.
-Que cena exagerada foi essa agora, Suzanne?
-Aquela merendeira de bosta e o galã de quase meia idade... de novo esses merdas...
-O que foi agora? Eles não fariam nada pra te atingir. Fariam?
-Os imbecis convidaram a Marion e o Ivan pra serem padrinhos do casamento. Nem pensaram em me convidar.
-E você esperava o que, Suzanne? Francamente! Você tem algum relacionamento oficial com um cara? Não! O teu homem sou eu. E você me esconde! Nem eles iriam querer me ver por perto, ou tou falando alguma mentira?
-Que seja. Mas assim eu perco uma oportunidade de estar mais por perto. Uma oportunidade a menos de tirar vantagem.
-Existem outros meios. Depois a gente pensa nisso. Essa raiva toda não faz sentido nenhum...
Márcio desconfia que haja mais coisas por trás da raiva de Suzanne. CORTA A CENA.

CENA 5: O dia amanhece e Bruno se acorda no sofá da casa de Cláudio, pensativo.
-Por que, meu Deus... por que? Eu fui fraco! Não podia ter deixado as coisas chegarem ao ponto que chegaram!
Bruno começa a chorar.
-Agora o Cláudio tá lá... deve ter transado com o Guilherme. E a culpa é minha... minha!
Bruno relembra os momentos vividos com Cláudio desde o começo, desde o dia que surgiu na frente da casa de Cláudio, orientado por “Chefe”.
-Eu desisti ali... naquele momento! Não podia fazer o que o cara tava mandando... eu amei esse homem desde a primeira vez que o vi...
Bruno relembra os momentos felizes que passou junto de Cláudio, como namorado dele.
-E agora tou eu aqui... sem ter pra onde ir, com mais da metade dos meus sonhos frustrados... morando de favor na casa do cara que eu amo e tendo de aceitar as migalhas da amizade dele...
Bruno chora, desconsolado.
-Mas tudo isso é culpa minha. Eu comecei tudo errado lá atrás... se não tivesse sido fraco e tivesse lutado contra o “Chefe”... mas não! Eu sou um covarde! Eu tenho medo! Agora o Cláudio está lá... se entregando a alguém que ele nem faz ideia de quem realmente é...
Bruno se preocupa em relação ao futuro. CORTA A CENA.

CENA 6: Horas mais tarde, Valquíria volta para a mansão dos Bittencourt depois de fazer um teste de elenco para confirmar sua participação na próxima novela. Mariana, Riva, Marion, Ivan e Vicente encaram aflitos Valquíria, que faz uma misteriosa expressão de seriedade, quase de pesar.
-Fala alguma coisa, mãe! Essa sua cara tá me deixando é nervosa... - fala Marion.
-Não vai me dizer que não deu certo, vó... - fala Riva, aflita.
Valquíria começa a falar.
-Então, meus queridos e minhas queridas... tenho uma notícia para dar a todos vocês... eu estou na novela!
Valquíria finalmente sorri e todos a abraçam!
-Ora, onde já se viu pregar uma peça dessas na gente? - fala Marion, aliviada.
-Por um momento pensei que não tivesse dado certo... - desabafa Riva.
-Vocês deviam estar preparadas... afinal de contas, depois de quase setenta anos, eu sou oficialmente uma atriz! - fala Valquíria, não cabendo em si de felicidade.
-Será que hoje a senhora vai poder beber? - questiona Vicente.
-Acho melhor não, amor... faz pouco tempo que a vó começou a se medicar e o médico não deu ordens para diminuir a dosagem diária do medicamento... - fala Riva.
-Ah, então vamos dar um jeito de descolar cerveja sem álcool! Faz tanto tempo que tou sem a minha loira que eu aceito até cerveja sem álcool... - sugere Valquíria.
-Mariana, querida... você pode ir no mercado ali da esquina comprar as cervejas sem álcool? - fala Ivan.
-Claro que posso, pai!
Todos comemoram o começo da carreira de atriz de Valquíria. CORTA A CENA.

CENA 7: Mateus acompanha Laura e o pessoal nos ensaios do grupo de teatro quando seu celular toca. Vendo o número desconhecido a lhe ligar, conclui que é “Chefe” quem liga.
-Fala, chefe... precisando me dizer alguma coisa?
-Sim, Mateus. Na verdade, como você já está careca de saber, muitas coisas estão em curso de mudança com a dispensa do Rodrigo da nossa organização.
-“Nossa”? Você quer dizer “sua”, não?
-Não me corrija. Você e os demais fazem parte dela. Ela também é de vocês, só que quem manda nela sou eu.
-Que seja. Pode me falar pelo menos o motivo dessa divagação toda sobre as mudanças que a dispensa do Rodrigo tá causando?
-Sim. Melhor ir direto ao ponto, mesmo porque não tenho tempo e não posso despertar nenhuma suspeita: você não apenas vai assumir a posição maior de estratégia e inteligência dentro da organização. Você também vai acumular a função de cobrador das dívidas das pessoas que estiverem nos devendo grana.
-Mas isso não era função do Almir?
-Almir foi preso num assalto a banco. Desobedeceu minhas ordens e resolveu participar ativamente do serviço que os homens dele deveriam ter feito. Acabou preso. E você sabe como é... se ele abrir a boca, já era. Ele está pra ser julgado e pode ser condenado a mais de dois anos de prisão, senão mais. Vou precisar de alguém da minha confiança nesse meio tempo.
-Não tenho outra saída, ou tenho?
-Claro que não tem. As duas opções que você tem são: obedecer ou obedecer. Senão você já sabe...
-Não precisa repetir, chefe. Eu sei bem que a sua loucura não tem limites.
-Mas também sustenta vocês. Não fale assim comigo, você é meu subordinado.
-Tá, tá... vamos pular essa parte. Quando é que eu começo?
-Hoje mesmo. Lembra do caso daquela mãe que recorreu a nós porque precisava de uma grana pra pagar a cirurgia do filho? Ela ainda está nos devendo. Vá na casa dela hoje, eu vou te passar o endereço por sms. Agora preciso desligar. Boa sorte no seu primeiro dia.
“Chefe” desliga e Mateus fica aflito. CORTA A CENA.

CENA 8: Márcio acorda Suzanne.
-Você tá pelo menos mais calma hoje, amor?
-Tou... não tenho pra onde correr. O jeito é jogar com as peças que disponho nesse tabuleiro.
-Talvez você devesse ver as pessoas como seres humanos, não como peças de um jogo...
-Que seja. Mas vou precisar encontrar um jeito de garantir que essa grana toda não me escape simplesmente. Não depois de todo esforço...
-Suzi, minha querida... você já parou pra pensar que existem outras maneiras de conseguir essa grana que você quer?
-Você fala como não quisesse essa grana também, Márcio. Tá querendo se enganar ou resolveu ser tomado por um súbito prazer em se sentir bom depois dos quarenta? Você nem chegou lá ainda...
-Você às vezes me parece fria demais. Olha, a gente precisa encontrar um jeito de fazer tudo sem que ninguém saia prejudicado nisso, entende?
-Não tou te reconhecendo, Márcio. Você não era cheio de cuidados assim, antes... mas você tem razão. Cautela nunca é demais... o que você sugere?
-Bem, pra começo de história...
Márcio passa orientações a Suzanne, que o ouve atentamente. CORTA A CENA.

CENA 9: Valentim chama Laura para conversar ao fim de seu ensaio.
-Precisando falar sobre alguma novidade nas investigações? Porque olha, depois que eu soube que Mateus teve um caso com o ex do Cláudio, nada mais me surpreende.
-Será mesmo que não vai te surpreender, Laura? Tenho minhas dúvidas...
-Desse jeito eu tou começando a ficar preocupada, até meio assustada, Valentim... o que você descobriu?
-Descobrir eu não descobri nada ainda. Mas existe uma possibilidade real e concreta de que o Mateus esteja envolvido num esquema de agiotagem.
Laura fica chocada. FIM DO CAPÍTULO 38.

Nenhum comentário:

Postar um comentário