disqus

sexta-feira, 1 de julho de 2016

CAPÍTULO 41

CENA 1: Ivan abraça o filho. Quando a câmera focaliza em Haroldo, se revela que Rodrigo e Haroldo são a mesma pessoa. Ivan quase desmaia nos braços do filho. Marion e Mariana percebem que é mesmo Haroldo e o abraçam.
-Meu querido! Você voltou! E inteiro! Confesso que muitas vezes perdi a esperança que você voltasse! - fala Marion, emocionada.
-Meu irmão mais velho... senti falta de você implicar comigo! - fala Mariana.
Valquíria está sem entender nada do que está acontecendo.
-Alguém pode me explicar o que está acontecendo e quem é esse homem? - fala Valquíria.
-Esse aqui é Haroldo... meu filho mais velho. Quanta saudade eu senti dele, meu Deus! - fala Ivan, emocionado, recebendo um abraço emocionado de Haroldo.
-Ah, tou começando a entender. Esse é o cara que sumiu sem deixar rastro há mais de dois anos, não é? - questiona Valquíria.
-Sim, mamãe... mas é melhor a senhora não fazer muitas perguntas agora. O que importa é que o meu enteado mais querido tá de volta! - fala Marion, abraçando Haroldo.
-Marion, eu sou o seu único enteado... - descontrai Haroldo.
-Eu sempre soube que você tava vivo, meu filho. Tinha certeza que você tava pra voltar... eu tinha certeza disso! Minha intuição não me enganou! - vibra Ivan. Haroldo estranha.
-Ué, pai... você nunca foi de ouvir intuição. Você nem acreditava!
-Muita coisa mudou nesses dois anos, filho. A gente teve que tentar se adaptar todo esse tempo a uma vida sem você. Sem saber se você voltaria um dia... - esclarece Ivan.
-Entendo. Mariana, como você cresceu! Quando eu fui embora, você era uma pirralha espinhenta e agora tá virando uma linda mulher! - espanta-se Haroldo.
-Tava demorando pra começar a implicância. Mas sabe que eu senti falta disso? No fundo eu me divertia com você implicando comigo, acho que eu gostava de perder a paciência contigo! - fala Mariana, abraçando o irmão.
-E o Rafa, gente? Não tou vendo ele...
-Senta aí, filho... muita coisa mudou nos últimos tempos. O seu irmão foi passar férias na Austrália com o namorado dele. - fala Ivan.
-O que? Finalmente aquela piranha parou de pular de galho em galho e tá com um homem só? É, pai... muita coisa mudou mesmo! - descontrai Haroldo.
-As coisas mudam em dois anos. Tem mais coisa nisso que a gente ainda precisa falar... - fala Marion.
-Eu tava justamente indo perguntar. Quem é o namorado dele? - pergunta Haroldo.
-É primo de vocês.
-Que? - espanta-se Haroldo com as palavras de Marion.
-Você não ficou sabendo que minha sobrinha ganhou na loteria e tá morando aqui? Haroldo, em que planeta você estava? Foi abduzido? - fala Marion.
-Tou vendo que a história que vocês tem a me contar é longa. Podem começar que eu adoro me atualizar do que perdi... - fala Haroldo.
Todos conversam animadamente com Haroldo. CORTA A CENA.

CENA 2: Instantes depois, Marion sobe ao quarto de Riva e Vicente para verificar como Riva está.
-E então, Riva... tá se sentindo melhor?
-Agora sim... mas passei bem mal, Marion. Vomitei um monte e não lembro de ter comido nada de tão pesado assim... - fala Riva.
-Você já consegue descer tranquila as escadas? Vocês não vão acreditar em quem voltou: Haroldo! - fala Marion.
-Gente, o Haroldo sempre foi um bom amigo! Mas confesso que achei que ele estivesse morto. Riva, você me espere aqui que eu vou descer pra falar com meu amigo! - anima-se Vicente, deixando o quarto. Marion e Riva ficam sozinhas.
-Queria descer agora, mas ainda me sinto meio tonta e tenho medo de cair. Quero conhecer Haroldo.
-Você vai adorar conhecer meu enteado, Riva. Ele é um querido! Pouca coisa mais novo que você, inclusive. Mas sabe de uma coisa? Tou achando é bem estranho esse seu mal estar, assim, súbito, de repente...
-Estranho por que? Uma hora o estômago reclama dos assaltos à geladeira que eu faço a vida inteira.
-Riva, você tá acreditando nas palavras que tá dizendo? Eu acho que o que tá acontecendo com você é bem mais... digamos, interessante.
-O que? Você acha que tou grávida? Não, Marion... minha menstruação não atrasou... tá certo que veio com menos fluxo dessa vez, mas ainda assim veio!
-Boba. Você não sabe que isso é comum com as mulheres da nossa família? Quando engravidei do Rafael, pensei que tinha menstruado e já tava grávida dele. Se esqueceu que a gente tem um fluxo intenso? O que vem é resto do que ficou ali, depositado do mês anterior...
-Sim, Marion... mas quando engravidei do Marcelo minha menstruação atrasou e não teve nada de resto como aconteceu com você. E eu também não enjoei, não passei mal, nada disso...
-Você não quer comparar o seu corpo de vinte anos atrás com o de agora, né? Você tinha catorze anos quando engravidou do Marcelo... quando ele nasceu você tinha quinze.
-Nisso você tem razão. Você acha que devo ir no médico fazer exame?
-A gente compra um exame de farmácia antes. Depois, se for positivo no de farmácia, a gente vai no médico confirmar.
-Tá certo. Acho que já me sinto melhor. Quero descer pra conhecer Haroldo. Você me segura se eu ficar tonta?
-Claro, Riva! Vem comigo...
Riva se levanta da cama. CORTA A CENA.

CENA 3: Instantes depois, estão todos conversando animadamente com Haroldo e lhe contando sobre as últimas novidade dos Bittencourt.
-Mas essa ainda é nova pra mim. Quem diria que aquela piranha do meu irmão, que a cada fim de semana trazia um cara diferente aqui pra casa, ia amarrar o burro dele? E com um primo meu que ainda nem conheci? - diverte-se Haroldo.
-Pra você ver, maninho... como todo mundo toma jeito nessa vida. E você? Continua solteiro ou encontrou alguém? - pergunta Mariana.
-Tive um lance com um cara... mas fiz merda. Agora tou de boa, não quero pensar muito nisso... o que vier tá bom, se vier. Se não vier, tá ótimo também. - continua Haroldo.
-Até parece. Você diz que o Rafa era piranha, mas cada mês era uma pessoa diferente aqui em casa. Às vezes era um cara, às vezes era uma mina... - fala Mariana.
-Mariana, minha filha! Isso são modos? - repreende Ivan.
-Nem começa, pai. Será que você não percebeu que a Mari cresceu? - defende Haroldo.
-Obrigada, mano. Pai, se tem uma coisa que eu sempre saquei nessa casa, foi cada um de vocês... - finaliza Mariana.
-Riva, você é uma delícia, sabia? Adorei te conhecer. É uma pena que eu não tenha estado aqui quando você veio morar na nossa casa... - fala Haroldo.
-Também simpatizei com você, Haroldo... sabe essas coisas doidas, da gente gostar da pessoa de graça? Você me parece ser um cara do bem... mas também vejo sofrimento no seu olhar.
-Você está certa, Riva. É engraçado isso... você não é minha parente de sangue e eu sinto como se fosse. Nada nessa vida é por acaso... eu sempre disse isso... - divaga Haroldo.
-E graças a você, meu filho, eu comecei a entender melhor a espiritualidade... - fala Ivan.
-Antes tarde do que nunca, pai. - continua Haroldo.
-Mas me fala um pouco mais sobre como foram esses dois anos, filho... a Riva disse que viu sofrimento no seu olhar e você confirmou. Te fizeram mal? - preocupa-se Ivan. Haroldo lembra das ordens de “chefe” e fica desconfortável com a situação.
-Desculpa, pai... mas eu não tou querendo falar sobre como foram esses dois anos agora. Talvez eu não queira falar nem depois. Eu sofri demais e disso vocês podem estar certos. Senti muita falta de todos vocês... minha família, que eu sempre amei e sempre vou amar. Mas não, pai... graças aos deuses não me fizeram mal. Talvez eu tenha causado mal, mas prefiro não falar sobre isso...
Todos tentam animar Haroldo, que está visivelmente triste ao relembrar, mesmo sem querer, seu passado recente.
Riva manda uma sms para Suzanne avisando sobre a volta de Haroldo à casa dos Bittencourt. CORTA A CENA.

CENA 4: Ivan vai à edícula quando ninguém está vendo e liga para Valentim.
-Fala, Ivan! Tá mais calmo agora?
-Calmo não, estou nas nuvens! Você não vai acreditar no que aconteceu mais cedo. Minha intuição estava certa: o Haroldo voltou!
-Como é que é? Confesso que estou surpreso. Surpreso não... perplexo! Como ele está, está inteiro?
-Está inteiro e parece estar bem. Está mai magro do que ele era há dois anos, mas parece estar bem de saúde. Também notei que ele não usa mais a barba que ele costumava usar.
-Certo. Provavelmente ele andou se disfarçando por aí. Você e eu sabemos disso. Ele estava fugindo. Fugindo de agiotas que ameaçavam a vida dele e a vida de vocês. Se ele voltou agora, devo presumir que essas ameaças diminuíram ou mesmo acabaram.
-Pensei o mesmo, Valentim. Mas quando a gente faz perguntas pra ele, ele não responde absolutamente nada.
-Não força a barra com ele. Ele pode estar com medo.
-Pode ser. Ele está com uma expressão triste, apesar da alegria de nos rever.
-Faz sentido. Não sabemos com quais pessoas ele estava envolvido. Alguém ajudou ele a se manter anônimo durante todo esse tempo. Nos dias de hoje isso não é tarefa fácil, afinal de contas com o acesso à internet... mas me surpreende a audácia dele. Sendo seu filho e enteado de uma atriz famosa, conseguir se disfarçar e ninguém desconfiar da identidade dele...
-Mas ninguém sabe ao certo se ele realmente se disfarçou. Pode haver outras explicações.
-Pode ser. Mas mantenha sempre a calma. Não faça perguntas que ele não queira responder agora. Isso pode acabar atrapalhando nossas investigações.
-Sem problemas, Valentim. Conte comigo. Agora preciso desligar, antes que me procurem na edícula. Até mais.
Ivan desliga. CORTA A CENA.

CENA 5: Márcio percebe que Suzanne está com uma expressão de quem planeja algo.
-Sei bem o que essa cara significa, Suzanne... você faz essa cara quando tá tramando algo.
-Ainda não é pra tanto. E quer fazer o favor de falar baixo? Minha mãe pode ouvir!
-Tá... pelo menos pode falar por que você tá com essa empolgação toda?
-A Riva ligou há pouco. Me contou que Haroldo, enteado da tia dela, voltou pra casa depois de dois anos desaparecido, sem dar notícias.
-Sério? Me conta mais sobre isso... até onde você sabe dessa história?
-Sei o que eu descobri. Não foram eles que me contaram. Pra imprensa, eles sempre disseram que o Haroldo foi viajar por tempo indeterminado. Mas a história não é bem essa.
-E como é que você descobriu, Suzanne?
-Não foi difícil... tenho meus informantes, você sabe disso.
-E o que mais você soube?
-Esse Haroldo é um fraco que nem o pai dele. Se viciou em jogo de azar desde garoto, exatamente como o pai dele. Só que ele foi um pouco mais longe do que apenas torrar a fortuna deles... tentando recuperar parte do que havia perdido, ele acabou se envolvendo com agiotas. Agiotas que ninguém sabe de onde veio nem pra onde vão. Pode ter coisa graúda por trás.
-Uma facção, você diz?
-Exatamente.
-Só não tou entendendo esse seu interesse todo nessa história. Afinal de contas, não tem nada a ver com a gente.
-Sei que não tem, Márcio. Mas você sabe que me fascinam essas coisas. Queria conhecer os caras que estão por trás disso. Devem ser muito inteligentes, pra manter uma pessoa relativamente pública sumida por todo esse tempo...
-De fato, eles souberam esconder esse tal de Haroldo bem...
-E não é? Ainda vou dar um jeito de saber quem são esses caras. Quem sabe não descolo uma participação no negócio deles?
-Você tá doida, Suzanne?
-Ah, o que que tem? Já parou pra pensar na quantidade de dinheiro que isso deve movientar?
-Você às vezes me assusta...
Márcio olha incrédulo para Suzanne. CORTA A CENA.

CENA 6: Horas depois, Cláudio já está de volta do trabalho, Bruno chama Cláudio para ver uma notícia na TV.
-Cláudio, corre aqui! Você não vai acreditar!
Cláudio vai até a TV e presta atenção na notícia, onde aparecem imagens.
-Voltou hoje de uma longa viagem fora do país, Haroldo Bittencourt, filho do famoso playboy Ivan Bittencourt e enteado da atriz Marion Bittencourt. Procurado por nossa reportagem, Haroldo não quis dar entrevista, mantendo-se recluso como habitualmente – fala a âncora do jornal.
Cláudio constata que Rodrigo nunca existiu e que se trata de Haroldo.
-Meu Deus! Como é que eu nunca me dei conta disso? O Rodrigo não existe! Nunca existiu! Eu namorei com Haroldo! - choca-se Cláudio.
-E ele é de família rica... e famosa. Tou realmente perplexo. Como é que a gente nunca desconfiou de nada? - questiona Bruno.
-Você não viu na TV agora? Ele sempre foi recluso e avesso a qualquer exposição na mídia... mas a foto dele tava ali! Não tem dúvidas... só pode ser ele! Ele me enganou todo esse tempo! Covarde! Escapista! Mentiroso! Nem o nome dele era real! - revolta-se Cláudio.
-Você pelo menos parou pra pensar que ele deve ter tido razões fortes pra isso? - fala Bruno.
-Sinceramente eu tou muito revoltado pra pensar no que tá por trás disso. Melhor colocar uma pedra nessa página da minha vida. Rodrigo nunca existiu...
-Cláudio... eu te conheço. Você não vai querer encerrar isso por aí.
-Bruno... não insiste no assunto, por favor... - fala Cláudio, começando a chorar. Bruno o abraça. CORTA A CENA.

CENA 7: Em seu primeiro jantar em família, depois de dois anos, Haroldo fica claramente emocionado.
-Sabe, gente... estar sentado aqui com vocês, à mesa, nessa sala... depois de tanto tempo! Tudo isso tem um significado especial demais pra mim. Teve momentos que eu pensei que nunca mais na vida eu ia ver vocês, quanto mais estar aqui de volta. - fala Haroldo, enquanto lágrimas felizes correm de seus olhos.
Ivan se emociona, levanta-se e afaga os cabelos do filho.
-Eu sempre soube que você estaria de volta cedo ou tarde, meu filho. Eu sei que muitas vezes duvidaram de mim. Mas lá no fundo eu nunca perdi a esperança.
Haroldo se levanta e dá um abraço em Ivan. Em seguida, todos à mesa se levantam e abraçam Haroldo.
-Ê, montinho! - brinca Mariana.
-Tava com saudade até das brincadeiras fora de hora da Mari. Sabe, mana... você é uma pessoa muito positiva. Merece tudo de bom na vida... - fala Haroldo.
-Ai tá, gente... chega dessa melosidade. Vamos comer que a comida não vai esperar a gente quentinha ali no prato! - devolve Mariana, marota.
Todos riem. CORTA A CENA.

CENA 8: Horas depois, Vicente e Riva se preparam para dormir.
-Amor... preciso te falar sobre uma coisa. Uma suspeita que a Marion levantou e eu acho que ela pode ter razão.
-É sobre o que? A Suzanne?
-Ai, Vicente... de novo isso? Vamos trocar o disco, né? Não tem a ver com pessoas... quer dizer, pode ter a ver.
-Não tou entendendo.
-A Marion acha que eu passei mal porque eu posso estar grávida. E eu também acho que posso estar.
Vicente se anima e se emociona.
-Sério, amor? Ia ser lindo isso! Tomara que seja... sempre quis ser pai nessa vida e nunca pensei que ia passar dos trinta e tantos sem ter filhos...
-Por enquanto é só uma suspeita. Amanhã eu compro o exame de farmácia e depois a gente confirma no médico, se for o caso...
-Tá certo... vamos tocer... - fala Vicente, esperançoso. CORTA A CENA.

CENA 9: Em Melbourne, Marcelo desperta antes de Rafael e, navegando pela internet, descobre a notícia de que Haroldo voltou pra casa.
-Amor! Acorda! Você não tem ideia da notícia que eu acabei de ler!
Rafael se acorda, atordoado.
-O que foi, Marcelo? Você sabe que não gosto de ser acordado...
-Seu ingrato. Levanta e vem aqui comigo! Você não vai se arrepender, amor... eu prometo.
Rafael se levanta e se espreguiça e vai lentamente até onde Marcelo está.
-Senta aqui, amor. Lê com atenção essa notícia. - fala Marcelo.
Rafael fica atônito.
-É meu irmão! Ele voltou? - espanta-se Rafael. FIM DO CAPÍTULO 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário