disqus

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CAPÍTULO 79

CENA 1: Marcelo começa a retirar fios de cabelo da escova de cabelo.
-Anda, amor... cadê o saquinho que você trouxe?
Rafael apalpa os bolsos e não encontra o saquinho.
-Ai, Marcelo... reza pra eu ter deixado no porta-luvas do carro, porque nos meus bolsos não tem saquinho nenhum...
-Ai viado, tu não me apronta uma falseta dessas! Corre lá no carro, inventa que tem um remédio meu lá e voa de volta pra esse banheiro antes que os meninos suspeitem de alguma coisa! - fala Marcelo, apreensivo.
Rafael sai apressado do banheiro e Cláudio o para.
-E o Marcelo? Tá bem? Eu e o Bruno podemos ir ali cuidar dele... - prontifica-se Cláudio.
-Não precisa, querido. Me esqueci do remédio dele no carro. Vou buscar rapidinho. Se vocês puderem me conseguir um copo dágua enquanto vou no carro, fico agradecido... - dissimula Rafael.
Rafael entra no carro e encontra no porta-luvas o saquinho que será usado para encaminhar ao laboratório. Coloca em seu bolso e corre de volta para a casa de Cláudio. Bruno para Rafael.
-Ei, o copo dágua que você pediu! - fala Bruno, entregando o copo para Rafael.
-Obrigado, querido! - fala Rafael, voltando ao banheiro.
-E aí... desconfiaram de alguma coisa?
-Felizmente não, Marcelo. Mas quase tive um troço. Imagina se esse plano desse errado?
-Então me vê esse saquinho de uma vez, por favor.
Rafael tira o saquinho do bolso e o entrega a Marcelo.
-Rafa, você tira alguns chumaços da escova e eu seguro o saquinho, ok?
-Certo, amor...
Marcelo segura o saco coletor e Rafael retira da escova de cabelos dois chumaços do cabelo de Cláudio. Marcelo fecha o saco e Rafael coloca a escova de cabelos no mesmo lugar onde a encontrou. Quando saem do banheiro, são surpreendidos pela presença de Guilherme.
-Você aqui, Guilherme? O Cláudio não disse que você vinha hoje... - espanta-se Marcelo.
-Nem eu sabia de nada... - fala Cláudio.
-Resolvi fazer uma surpresa depois que o Cláudio postou uma foto do jantar de vocês na rede social... - esclarece Guilherme.
-Ah, entendi... - fala Marcelo, desconfortável pela súbita presença de Guilherme.
-Então você dorme aqui, amor... já tá meio tarde pra você voltar pra Copacabana... - fala Cláudio.
-Bem, queridos... o Marcelo já melhorou do mal estar. Acho melhor a gente ir embora... você quer uma carona, Bruno? - fala Rafael.
-Aceito sim...
Os três deixam a casa de Cláudio. CORTA A CENA.

CENA 2: Valentim encara suspeitos indicados por Mara com ressalvas.
-Olha, amor... eu compreendo que estender a lista de suspeitos é necessário, mas você tem certeza que é prudente a gente colocar tanta gente assim nessa lista atualizada?
-Vai por mim, Valentim... você pode ser psiquiatra e respeitadíssimo por esse ofício, mas intuição feminina, meu querido... é imbatível.
-Sou obrigado a concordar. Mas por exemplo: esse suspeito número 1 que você colocou encabeçando a lista... eu sinceramente não vejo ele como um suspeito.
-Posso saber por que, Valentim? Já entramos no consenso de que o “Chefe” dificilmente é alguém que goze plenamente de todas as faculdades mentais...
-Sim, mas daí a suspeitar de um cara que sofre tanto com sua condição? Acho complicado...
-O sofrimento pode ser real. Mas não é você mesmo que diz que ter transtornos mentais não define caráter? E se for ele?
-Tá... digamos que seja esse cara aqui. Você acha que ele se utilizaria da condição neuro atípica dele para despertar piedade nas pessoas?
-Eu não tenho dúvidas de que ele faria isso. Basta verificar o background familiar dele... é tudo fincado em raízes podres...
-Sim, mas você há de convir comigo que além de investigador, eu como psiquiatra não posso encarar uma pessoa como suspeita baseado apenas no histórico familiar dela...
-Nisso, nós concordamos. Mas se eu fosse você, começava a levar mais a sério a possibilidade desse cara realmente ser o “Chefe”. Ele tem potencial e mais que isso... de todos os que estão na lista, ele também se aproxima das características físicas que nós conseguimos ver de longe. Outro fator que você deve levar em consideração é que durante muito tempo não se soube exatamente por onde ele andava e só depois constatamos que ele sempre esteve na cidade. Alguém que se esconde tão bem pode ter sido treinado pra fazer isso, entende?
-Sim... mas a pergunta que cabe aqui fazer é... treinado por quem?
-Valentim, você já foi mais esperto... pense!
-Ah, não! Mara, você vá me desculpar, mas duvido que ele tenha tido tempo de ter sido treinado.
-E quem disse que o treinador é quem você tá pensando? Quantas pessoas podem ter cargos de relevância e chefia dentro dessa facção? O fato é que, independente de quantos cargos relevantes hajam dentro dessa facção, esse sujeito, seja ele quem for, chegou ao posto de chefia maior, a quem todos devem se reportar, em um tempo recorde, depois do ocorrido com o primeiro chefe. Se o primeiro chefe ainda fosse vivo, pelo menos teríamos uma testemunha-chave, mas... sabemos que ele foi eliminado.
-E você acha que o atual chefe poderia ter sido o mandante desse assassinato?
-E por que não? Quantas são as suspeitas que recaem sobre essa facção sobre uma série de eventos trágicos que aconteceram e podem ainda acontecer? Não se esqueça que o carro de Rafael foi sabotado aquela vez e até hoje não chegamos sequer perto dos homens que sabotaram o carro dele. Tanto ele quanto o Marcelo poderiam ter morrido antes mesmo de se casarem, você tem noção disso? Até quando os homens dessa facção erram, eles metem medo.
-E eu sei bem disso, Mara. Aquela emboscada que eu sofri com certeza foi de caso pensado. E sabe o que eu concluí? Que talvez tenha sido o chefe em pessoa que me atraiu pra lá... porque ele pode ter traços psicóticos e ser vaidoso.
-Agora você tá começando a pegar o espírito da coisa. Viu como não é descabido colocar esse cara encabeçando essa lista de suspeitos?
-Mas não podemos descartar os outros... enfim. Tou exausto. Vamos dormir?
-Vamos...
Os dois vão dormir. CORTA A CENA.

CENA 3: Cláudio sai do banho e flagra Guilherme em estado alterado.
-Eu não acredito que você bebeu o vinho que eu tinha comprado pros meninos!
-Ai, o que é que tem, amor? Hoje não era dia de eu tomar meu medicamento, não vai me dar problema.
-Você gosta de brincar com fogo, Guilherme? Resolveu bancar o kamikaze depois dos vinte e poucos? Mesmo que não tenha tomado o remédio hoje, você tem noção que ele ainda está no seu organismo e que o álcool anula qualquer efeito dele, isso pra dizer o mínimo?
-Desculpa, amor... só queria relaxar um pouco.
-E desde quando a gente precisa beber pra relaxar, Guilherme? Faz quantos anos que você iniciou esse tratamento pra controlar os surtos psicóticos, mesmo?
-Quatro...
-Então! Como é que você faz isso depois de todo esse tempo?
-É que às vezes eu sinto falta do que eu podia fazer antes de surtar...
-Acontece que você não pode ser irresponsável desse jeito com praticamente vinte e dois anos nessa cara! Acontece que você parece não perceber o tamanho do passo que significa nas nossas vidas esse casamento e acha que pode brincar com a sua saúde desse jeito. E eu fico como? Não durmo mais? Caramba, Guilherme! Isso me preocupa, sabia?
-Desculpa, Cláudio.
-Tá desculpado. Mas não beba mais! E se for beber, fale antes com o seu psiquiatra pra saber se tá liberado, tá me ouvindo? Vem dormir que já tá tarde...
Guilherme vai com Cláudio até o quarto. CORTA A CENA.

CENA 4: Na manhã do dia seguinte, Haroldo desperta na casa de Laura e ele, Mateus e Laura conversam durante o café da manhã.
-Então, Mateus... tá se sentindo melhor depois daquele montinho que a gente fez em você ontem? - fala Haroldo.
-Ai gente... fico até envergonhado de ter dado esse trabalho pra vocês. Primeira vez que você fica aqui pra dormir com a sua namorada e eu ocupando vocês dois com as minhas lamúrias... - fala Mateus.
-É ou não é um bobo esse meu amigo, Haroldo? Até parece que não namorou comigo por um tempão pra saber que pelo menos pra mim nunca vai ser demais cuidar de quem eu gosto. Se tá precisando e eu puder ajudar, o mínimo que posso fazer é oferecer essa ajuda... - fala Laura.
-E eu digo o mesmo, viu, Mateus? Você é um cara bom. O que é do passado fica enterrado no passado. A gente fez merda? Fez. Mas o que você tem alcançado ultimamente, pelo fruto do seu trabalho, deve ser valorizado... - fala Haroldo.
-Eu sei, gente. Mas a forma como eu cheguei lá foi passando por cima do Rafa... e me arrependo disso. - fala Mateus.
-Ai, pelo amor de deus, viado! Chega de lamúria! Por que você não vem com a gente pra companhia de teatro? O Haroldo vai ficar me vendo ensaiar e pode te fazer companhia... - sugere Laura.
-Não vou incomodar? - pergunta Mateus.
-Deixa disso, rapaz. Você anda precisando sair um pouco desse apartamento... - fala Haroldo.
CORTA A CENA.

CENA 5: Horas depois, Raquel é chamada por Mara para comparecer ao consultório de Valentim.
-Demorei muito, queridos?
-Nada, Raquel. Chegou em boa hora... faz cinco minutos que uma paciente minha saiu daqui... - fala Valentim.
-Raquel, você tá sendo convidada pela delegada titular da delegacia da mulher para ser a escrivã da delegacia. Ela acabou de voltar de viagem e ficou impressionada com o que o pessoal da Polícia Federal falou sobre o seu trabalho desde que você foi efetivada após passar no concurso.
-É sério isso? Se esse convite for certo, é claro que eu aceito.
-Então você pode se considerar efetivamente empregada. Vou passar o recado para Lauriane, que é a delegada. Você começa semana que vem, porque é quando o atual escrivão será transferido para Ourinhos. - fala Mara.
-Maravilha! Mas me contem, queridos... alguma novidade sobre essa busca pelo “Chefe” e sua facção?
-Novidade não é bem o caso... mas colocamos mais algumas pessoas na lista de suspeitos e gostaríamos da sua opinião sobre a pessoa que encabeça essa lista... - fala Valentim.
Raquel se junta aos dois para analisar o perfil de cada um dos suspeitos. CORTA A CENA.

CENA 6: Já com a noite avançada, Haroldo fica para dormir novamente na casa de Laura e ele, Laura e Mateus conversam.
-Tá vendo como passar o dia com a gente te fez bem, Mateus? E nem venha com esse papo que ficou de vela pra gente que eu sei que você se divertiu horrores! - fala Haroldo.
-E não é? Eu só tenho a agradecer pela generosidade que a vida tem tido comigo. Se antes eu já simpatizava com você, agora que você é namorado da Laura eu me sinto feliz em ser seu amigo. - fala Mateus.
-Fico feliz que você esteja se animando com tudo. Você nunca foi de se desanimar, Mateus... deixou a Bahia tão cedo e conseguiu muita coisa já nessa vida. Isso é só o começo, meu amigo... mas ainda acho que você tá querendo dizer alguma coisa pra gente... - fala Laura.
-De fato... eu preciso confessar algumas coisas. Não é nada que você não saiba por cima, Laura... mas é que nunca expliquei completamente e agora que me sinto realmente entre amigos, acho que chegou o momento de falar como foi toda a minha história com o Bruno, antes de ele conhecer o Cláudio... - fala Mateus.
-Você tem certeza que precisa mesmo entrar nesse assunto, Mateus? A gente já superou isso há tanto tempo... - fala Laura.
-É importante pra mim. Ainda tem muita coisa que eu escondo de vocês e que ainda vou levar muito mais tempo pra ter coragem de dizer. Mas quero fazer a coisa certa... começar por onde dói menos... - fala Mateus.
-Eu sei que isso vai ser importante pra você, Mateus. Compartilho de uma história parecida com a sua e você sabe disso... deixa ele falar, Laura... vai ser melhor ele saber que pode contar com a gente... - sugere Haroldo.
Mateus começa a falar sobre o passado. CORTA A CENA.

CENA 7: UMA SEMANA DEPOIS.
Riva é despertada por Vicente.
-Nossa, amor... que horas são? Tou perdendo a hora de ir pra emissora?
-Ainda não... mas veja o artigo que saiu no site da emissora. A direção da novela está elogiando muito o seu empenho para o papel!
Riva pega o tablet e abre o artigo para ler.
-Leia em voz alta, Riva... - incentiva Vicente.
-Tá bem. “A equipe de produção da novela 'O Lado Oculto do Ser' é só elogios para Riva Oliveira, sobrinha da renomada atriz Marion Bittencourt, socialite e estreante em novelas. A equipe de direção elogia o empenho de Riva ao encarnar em Iolanda, seu personagem na novela. 'Riva esquece completamente de quem ela é e parece tomada pelo espírito do personagem. Ficamos realmente impressionados com tanto profissionalismo vindo de uma estreante', relata Áurea Fraga, diretora de núcleo. A equipe do figurino e de maquiagem também é só elogios. 'Além de ser muito gentil e receptiva com todos da equipe, de atores famosos a figurantes, ela tem muita paciência para esperar a caracterização ser finalizada e ainda dá sugestões ótimas para detalhes da roupa de Iolanda. Ela mergulhou mesmo no universo do personagem e quase sempre aceitamos as dicas dela, que são acertadas', afirma Helena Duncan, figurinista. O clima nas gravações não pode ser melhor, de acordo com a equipe. 'O Lado Oculto do Ser' tem estreia prevista para daqui dois meses e conta com grande elenco.”
Riva termina de ler, emocionada.
-Gente... eu nem tenho palavras. Tudo isso que essa gente linda disse... não tem preço!
Vicente abraça Riva. CORTA A CENA.

CENA 8: Horas depois, é publicado no canal oficial da emissora em um site de vídeos o primeiro episódio de um projeto de dramaturgia pela internet até então mantido secreto. Marion se interessa em assistir o episódio e ao clicar no vídeo, fica surpresa por ver que os protagonistas do projeto são Rafael e Marcelo. Empolgada, Marion vai até os dois, que estão descansando à beira da piscina.
-Queridos! Por que vocês não falaram nada pra gente antes?
-Do que cê tá falando, mãe? - estranha Rafael.
-Desse projeto da emissora nas mídias sociais! Eu fui conferir a estreia dessa série “Diversas Vidas” e me deparei com vocês sendo os protagonistas!
Marcelo e Rafael se surpreendem.
-Peraí, tia... a gente sabia que esse projeto ia ser lançado, mas a diretora nos disse que seria só daqui duas semanas! - fala Marcelo.
-É, o Marcelo tá certo. A gente gravou com ela nos intervalos da participação que a gente fez na primeira fase da próxima novela das onze... gravamos todos os episódios durante esses intervalos... mas a gente não quis dizer nada porque pensou que ia dar tempo de avisar todo mundo antes da estreia. Mas fala, mãe... como está a repercussão? - fala Rafael.
-Tá ótima! O pessoal que tá comentando no vídeo do primeiro episódio é só elogios à atuação de vocês e à inovação do pessoal da emissora que resolveu lançar esse projeto de surpresa na internet! Posso mostrar pra todo mundo? - fala Marion.
-Claro! - falam Marcelo e Rafael, empolgados, ao mesmo tempo.
Marion corre para dentro da mansão, feliz. CORTA A CENA.

CENA 9: Horas depois, Rafael recebe a ligação do laboratório.
-Alô? Ah... sim. Ficou pronto, então? Ótimo. Podemos buscar o resultado hoje mesmo? Melhor ainda...
Rafael desliga e vai até Marcelo.
-Amor... ficou pronto o exame. Vamos buscar?
-Imediatamente, Rafael... tou há uma semana que mal caibo em mim de tanta ansiedade por esse bendito resultado.
Os dois partem no carro de Rafael e chegam rapidamente ao laboratório.
-Ai, amor... agora que tá chegando perto eu chego a ficar todo me tremendo. Imagina se dá positivo? Como é que a gente vai lidar com isso? - fala Marcelo.
-Calma, Marcelo... quando o resultado estiver nas nossas mãos, a gente vê o que faz. Não vai adiantar sofrer por antecedência.
-Se pelo menos esse médico já estivesse aqui com esse resultado nas mãos...
-Não seja por isso, Marcelo... olha quem tá chegando ali.
O médico entrega o exame para Rafael, que entrega o exame a Marcelo.
-E então, Marcelo... não vai abrir? Também tou ansioso...
-Coragem... é agora a hora da verdade.
Marcelo abre o envelope. FIM DO CAPÍTULO 79.

Nenhum comentário:

Postar um comentário